Fonterra compra 43% da Sanlu por US$ 107 milhões

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra Co-operative Group Ltd., concordou na última quinta-feira em comprar 43% da companhia de lácteos chinesa Sanlu Group, por 864 milhões de yuan (US$ 107 milhões), fazendo mais uma investida em um mercado de rápido crescimento para os produtos lácteos.

A Fonterra é a maior exportadora de lácteos do mundo e a Sanlu é a maior produtora de leite em pó da China, localizada em Shijianzhuang, Província de Hebei, próximo a Beijing.

A compra foi um dos maiores investimentos já feitos por uma companhia externa na indústria de lácteos chinesa.

A Fonterra disse que 603 milhões de yuan (US$ 74,68 milhões) do preço da compra serão usados para comprar novas ações da Sanlu, que espera faturamento em 2005 de 7,5 bilhões de yuan (US$ 928,87 milhões).

"Nós temos uma afinidade cultural, produtores falando para produtores. A Sanlu tem o melhor ajuste em termos de nossos objetivos", disse o diretor financeiro da Fonterra, Guy Cowan. Ele disse que a Fonterra, maior exportador de ingredientes lácteos para a China, está comprando uma companhia que tem um nome familiar no país. "Nós queremos distribuir mais produtos da Nova Zelândia e queremos fazer crescer nossas marcas na China e a Sanlu é o veículo óbvio para fazer isso".

Analistas disseram que o acordo dará à Fonterra, que tem vendas de cerca de NZ$ 200 milhões (US$ 140,65 milhões) por ano na China, uma forte base na indústria de US$ 8 bilhões do país. O mercado é dominado por firmas locais, como a Mengniu Dairy, mas tem atraído uma série de gigantes estrangeiros, como Danone, Nestlé e Kraft Foods Inc.

As vendas da Sanlu aumentaram 20% em 2004, para 6,02 bilhões de yuan (US$ 745,57 milhões), disse o vice-presidente da companhia, Liu Chengde. A firma tem o objetivo de quase triplicar as vendas para 16 bilhões de yuan (US$ 1,98 bilhão) até 2007.

Cowan disse que a Sanlu tem atualmente cerca de 5% do mercado de leite fresco da China e 9% do mercado de iogurtes.

A Fonterra vai investir em tecnologia e experiência de gerenciamento, bem como no futuro crescimento. Este investimento, financiado pelo fluxo de caixa e linhas de crédito existentes, deverá trazer ganhos para os 12 mil produtores acionistas da Fonterra dentro de dois anos, disse Cowan.

A Fonterra teve vendas totais de cerca de NZ$ 12,3 bilhões (US$ 8,65 bilhões) no ano passado, gerando cerca de 20% das exportações da Nova Zelândia e 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Em 01/12/05 - 1 Yuan Chinês = US$ 0,12385
8,07434 Yuan Chinês = US$ 1

1 Dólar Neozelandês = US$ 0,70327
1,42193 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?