Os fiscais federais agropecuários em greve desde segunda-feira poderão ser punidos pelo descumprimento da liminar ao mandado de segurança coletivo obtida pelo Centro das Indústrias do RS, em nome dos sindicatos da indústria da carne, leite e fumo. O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Aristides Vogt, teve ontem uma reunião com o superintendente regional da Agricultura, Francisco Signor, alertando que o setor continua com prejuízos por causa da paralisação dos servidores.
Segundo Vogt, o superintendente informou que o descumprimento da liminar seria comunicado ainda ontem à Procuradoria - Geral da República para a adoção de providências que envolvem até a aplicação de multa diária de R$ 1 mil aos grevistas.
Com a continuidade da greve, cerca de 300 contêineres com produtos de origem animal estavam no porto de Rio Grande à espera de emissão do certificado para que os produtos possam ser exportados. O presidente da Asgav explicou que a produção ainda está saindo da indústria com guias de trânsito interno emitidas por técnicos.
Volta ao trabalho
Acordo entre a Comissão Nacional dos servidores e o Ministério da Agricultura determinou que 30% dos funcionários de cada unidade de fiscalização devem retomar suas atividades hoje. O documento chegou na tarde de ontem ao estado e terão prioridade de atendimento os transportadores de cargas perecíveis e questões envolvendo a febre aftosa e a gripe das aves.
O vice-presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Wilson Roberto de Sá garantiu o efetivo de 30% em atividades como emergências sanitárias, cadastro e fiscalização do trânsito de animais e fiscalização de alimentos perecíveis em portos e aeroportos. Dos 2,7 mil fiscais efetivos, 810 estão trabalhando.
Fonte: Agro Amazônia, adaptado por Equipe MilkPoint
Fiscais agropecuários podem ser punidos no RS
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.