ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda leiteira canadense compartilha sua jornada de automação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/06/2022

2 MIN DE LEITURA

0
1

Um incêndio no galpão em 2019 foi quase uma bênção disfarçada para a família de Jong, proprietária e operadora da ELBI Dairy em La Broquerie, Manitoba.

Michael de Jong, que representa a segunda geração de produtores familiares, disse que o incêndio os deixou com uma nova visão para os laticínios. “Naquela época, também sabíamos que a escassez de mão de obra era uma preocupação constante em nossa área”, diz de Jong.
 

Primeiros dias

Em 1998, os pais de Michael, Pieter e Astrid de Jong, imigraram da Holanda para o Canadá, comprando um galpão com 55 tie-stalls em Kleefeld, Manitoba. Em 2002, surgiu uma oportunidade com a compra de sua fazenda leiteira atual que permitiu à família expandir para 350 vacas. Com o tempo, Peter e Astrid, junto com seus filhos, Michael, John-Peter e Alex, agora administram um rebanho de 900 vacas leiteiras e cultivam 4.500 acres (cerca de 1800 hectares).
 

Adaptação de Tecnologia

Após o incêndio em 2019, os de Jongs optaram por instalar quatro robôs de ordenha, juntamente com dois coletores de estrume e um automatizador de alimentação. Dois anos depois, foi tomada a decisão de aumentar os investimentos em tecnologias e automatizadores. “Terminamos de colocar o último robô de ordenha em julho de 2021”, compartilha Jong. “As vacas responderam bem aos robôs de ordenha e ao projeto geral de modernização.”

Com o tempo, os Jongs relatam que viram um aumento de 7 a 8 litros por vaca na produção de leite e sua contagem de células somáticas (CCS) caiu de 183.000 para 88.000. “Vi uma redução de 52% nos custos de casqueamento devido ao fato de os currais ficarem mais limpos e sem acúmulo de estrume ao ter a descoberta do Lely em um curto ano”, diz de Jong. “No geral, a saúde das vacas melhorou e elas parecem confortáveis e felizes. Sinceramente, não me arrependo de ter feito a transição para a automação.”
 

Seguindo em frente

“A tecnologia cria oportunidades e decidimos aproveitar essa oportunidade para nossa fazenda e não olhamos para trás”, disse de Jong. “A tecnologia tornou nossa fazenda mais eficiente no estilo de gestão, ajudando-nos como produtores a tomar decisões de gestão. Além disso, nos permitiu ser mais eficientes por vaca na captura de maior produção de leite e redução dos custos gerais. Isso cria consciência, permitindo-nos ver como a vaca está se sentindo e sua saúde geral”.

A mudança da ordenha convencional para a robótica tem seus benefícios de acordo com de Jong. “Menos trabalho físico para os funcionários, o que cria um ambiente de trabalho mais positivo”, disse ele. “As vacas não estão tão estressadas e podem estabelecer uma rotina diária desejada e, em geral, serem mais felizes em seu ambiente”.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures