ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fabricante de queijos espanhola impulsiona desenvolvimento de vacina para Covid-19

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A empresa catalã de biotecnologia Archivel anunciou na semana passada o início dos ensaios clínicos da primeira vacina espanhola para Covid-19. Ao contrário do que costuma acontecer neste setor, por trás desta iniciativa não existe um grupo de fundos de capital de risco especializados, mas sim o grupo TGT, líder nacional no mercado de queijos, que investiu nesta empresa um montante próximo de os 25 milhões de euros (US$ 29,24 milhões).

A TGT é uma empresa familiar com sede em Viladecans (Barcelona), especializada na importação de queijos europeus, bem como na produção e comercialização de especialidades espanholas. No ano passado, a empresa, que tem cerca de 400 marcas, obteve um faturamento de 383 milhões de euros (US$ 448 milhões), 5% a mais.

O grupo ingressou na Archivel em 2011. O fez por vontade de seu ex-presidente e fundador, Teodoro García, que queria ajudar seu amigo Pepe Martínez, empresário que havia feito fortuna na área de perfumaria. Ambos se conheciam desde pequenos, desde que viveram a infância no município de Archivel, em Murcia.

Martínez fundou a empresa Archivel em 2005 junto com Pere-Joan Cardona, pesquisador do Hospital Germans Trias (Can Ruti) de Badalona, com o objetivo de encontrar uma vacina nova e mais eficaz contra a tuberculose. O empresário optou pela biotecnologia porque estava decidido a investir sua fortuna em um projeto de impacto social. No entanto, o desenvolvimento era mais caro do que inicialmente esperado e ele teve que recorrer ao TGT.

O projeto passou por mais de uma recuperação, mas a equipe se manteve firme e a vacina, conhecida como Ruti, está atualmente no caminho para a fase final de três testes clínicos de fase II. Nestes anos, os filhos de Teodoro García sucederam seu pai à frente do TGT após sua morte e decidiram manter seu compromisso com Archivel.

A introdução da vacina Ruti na Covid-19 segue na esteira de sua grande rival. “Uma das primeiras drogas testadas contra o coronavírus foi a vacina BCG, que é usada contra a tuberculose há 100 anos, pois é conhecida por fortalecer a imunidade inata contra as infecções respiratórias”, explica Luis Ruiz-Ávila, dietor geral do Immuni Therapeutics, spin-off da Archivel para combater a SARS-CoV-2.

Atualmente, existem cerca de vinte testes com BCG em Covid-19 em andamento. Ruiz-Avila afirma que o Ruti tem propriedades que sugerem que obterá uma resposta terapêutica melhor do que seu rival. O pesquisador lembra que, ao contrário das candidatas Astra Zeneca ou Moderna, que atacam diretamente o vírus, a Ruti é uma vacina inespecífica que ativa o sistema imunológico. “A OMS é clara que para combater a Covid será necessário ter uma combinação de vacinas. O Ruti pode ser um bom complemento para uma vacina específica ”, explica.

A Immuni Therapeutics, que abriu uma rodada de dois milhões na Capital Cell, iniciou um ensaio clínico na Argentina e espera fazê-lo no México e na Itália. Na Espanha, a investigação será conduzida de forma independente pelo Hospital Can Ruti. No total, participarão cerca de 450 pacientes.

As informações são do Expansion, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures