FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportações de lácteos da Austrália para a China atingem novo recorde

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/11/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os exportadores de lácteos australianos atingiram vendas recordes de leite em pó para a China neste ano, mas estão prestes a enfrentar uma duplicação nas tarifas devido ao Acordo de Livre Comércio China Austrália (ChAFTA).

Novos números do governo mostram que a Austrália vendeu uma quantidade recorde de leite em pó integral para a China neste ano, o suficiente para acionar uma tarifa de 10% sobre as exportações até o final de 2020.

Isso ocorre no momento em que as exportações de madeira vitoriana foram interrompidas e os produtores de vinho se preparam para a possibilidade de uma tarifa provisória, enquanto a China investiga dumping e ações compensatórias.

As exportações de lácteos australianas para a China cresceram e passaram a somar A$ 1 bilhão (US$ 731,25 milhões) por ano e, até então, a indústria não foi afetada pelas tensões comerciais acirradas entre as duas nações.

Agora, uma mudança nas condições de comercialização do leite em pó integral é esperada pelo Departamento de Agricultura, Água e Meio Ambiente de acordo com as regras comerciais. Segundo o ChAFTA, as tarifas preferenciais podem ser retiradas assim que uma Salvaguarda Agrícola Especial (SSG) for acionada.

O departamento disse que espera que a salvaguarda seja acionada este mês, levando a uma duplicação das tarifas sobre o leite em pó integral, mas não soube dizer quando. Seria a primeira vez que a salvaguarda seria acionada desde a assinatura do ChAFTA em 2015.

Um porta-voz do departamento disse que o acionamento é uma indicação da forte demanda da China por leite em pó, que é frequentemente usado na fabricação de alimentos. "Como resultado, a tarifa sobre as exportações de leite em pó australiano para a China no restante de 2020 aumentará de 5% para 10% assim que o volume da tarifa for alcançado", disse o porta-voz.

"O volume da tarifa para o leite em pó australiano em 2020 é de 22.335 toneladas e as exportações no final de setembro foram de 19.726 toneladas. Com base nos números de 2019, veríamos o volume provavelmente alcançado no final de outubro ou início de novembro."

Apesar de atingir a cota no final de dezembro de 2019, a salvaguarda nunca foi acionada para o produto  sob o ChAFTA. No ano passado, as vendas de leite em pó integral para a China movimentaram cerca de  A$ 156 milhões (US$ 114,07 milhões). De acordo com o ChAFTA, as tarifas preferenciais seriam restabelecidas no final do ano civil.

O SSG foi impulsionado pelas exportações de carne vermelha para a China em julho, representando vendas recordes para o setor. Enquanto isso, os produtores de vinho temem que a China possa introduzir tarifas que se apliquem ao comércio para a investigação de 12 a 18 meses sobre alegações de que a indústria australiana foi subsidiada e seus produtores venderam vinho à China abaixo do custo de produção.

Se a China aplicasse as tarifas sobre o vinho, entende-se que elas se aplicariam retrospectivamente a partir de quando a investigação foi iniciada em agosto. No início deste ano, a China impôs tarifas de 80% sobre a cevada australiana, antes que vários matadouros australianos e dois exportadores de grãos fossem suspensos do comércio. As exportações australianas de algodão, madeira e lagosta também foram afetadas por interrupções comerciais.

Leia também > Perspectivas da exportação de lácteos em 2021

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do ABC Rural, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint