A compra de produtos lácteos está em declínio há vários anos, com muitos se voltando para alternativas aos laticínios. No entanto, um terço (34%) dos jovens de 18 a 35 anos na Europa estão consumindo mais laticínios do que há três anos, de acordo com uma nova pesquisa.
A Tate & Lyle, fornecedora global de ingredientes e soluções para alimentos e bebidas, encomendou uma nova pesquisa entre consumidores no Reino Unido, França, Alemanha, Polônia, Espanha e Suécia, para investigar as atitudes em relação ao consumo de laticínios.
A pesquisa constatou que a frequência com que os consumidores jovens consomem produtos lácteos é alta, com 71% comendo queijo, 81% bebendo leite e 69% comendo iogurte pelo menos uma vez por semana.
Além disso, 77% das pessoas de 18 a 35 anos disseram que ficariam felizes em considerar comer mais laticínios se pudessem experimentar produtos com menos gordura, açúcar e alérgenos.
Beth Nieman Hacker, diretora de pesquisa de mercado da Tate & Lyle, disse: “Nossa pesquisa revelou algumas tendências emergentes interessantes quando se trata de como e por que os consumidores estão comprando laticínios. É muito importante entender como os comportamentos, valores e apetites estão mudando e os motivos por trás dessas mudanças, para que as marcas de alimentos e bebidas possam lançar produtos que atendam às necessidades dos consumidores hoje.”
A pesquisa descobriu oportunidades para os fabricantes de alimentos e bebidas fazerem mais para incentivar os jovens a comer laticínios.
A saúde é uma prioridade fundamental para a geração mais jovem, com 1 em cada 4 (39%) pessoas de 18 a 35 anos afirmando sentir que os produtos lácteos contêm muita gordura e 34% alegando que os produtos lácteos contêm muito açúcar.
Os consumidores mais jovens são muito mais propensos a comer alternativas aos laticínios – com 35% comendo queijo não lácteo, 33% comendo sorvete não lácteo e 46% leite alternativo, pelo menos uma vez por semana.
Uma dieta flexitariana parece estar em ascensão entre os consumidores de todas as idades, que alternam entre alternativas lácteas e e produtos lácteos reais dependendo do tipo de refeição. 39% disseram que comem queijo no jantar, em comparação com 26% que escolheram uma alternativa láctea. 32% preferiram iogurte lácteo no café da manhã, enquanto 26% gostaram de um iogurte alternativo como lanche no meio da manhã.
Os consumidores também estão procurando fazer escolhas mais sustentáveis – com um quinto (18%) dos consumidores mais velhos dizendo que produtos com certificações ambientais seriam um grande fator para aumentar sua ingestão de laticínios, enquanto os consumidores mais jovens estavam procurando por embalagens mais ecológicas (19%) e uma vida útil mais longa (20%).
Delphine Forejt, gerente de desenvolvimento da categoria de laticínios da Tate & Lyle, disse: “Nossa pesquisa descobriu que quase três quartos das pessoas de 18 a 35 anos que estão comendo menos laticínios estão felizes em considerar comer mais laticínios se puderem experimentar produtos com menos gordura e açúcares. Embora os produtos lácteos tenham sido associados a benefícios, no mundo de hoje, a indústria de laticínios deve se adaptar aos gostos modernos dos consumidores, conveniência e estilos de vida mais saudáveis. Na Tate & Lyle, estamos comprometidos em trabalhar com os clientes para ajudá-los a superar esses desafios e entregar produtos saborosos que os consumidores adoram.”
As informações são do Dairy Industries International, traduzidos e adaptadas pela equipe MilkPoint.