ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Europa: custos explosivos nos laticínios colocam em risco a produção de alimentos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/05/2022

4 MIN DE LEITURA

2
1

Os aumentos de custos na produção de leite atingem proporções alarmantes e ameaçam a sobrevivência dos produtores de leite e, portanto, a produção de leite na Europa.

Embora os preços do leite tenham apresentado uma leve tendência de alta nos últimos meses, esses aumentos não compensam o aumento extremo dos custos devido aos preços mais altos de insumos como fertilizantes, rações e energia. Mas essa compensação de preço é absolutamente necessária, como claramente exige o Comitê Executivo do European Milk Board (EMB).
 

Aumentos maciços de preços na Europa

Na Alemanha, os principais laticínios em North Rhine-Westphalia pagaram aos produtores de leite 44 centavos (46,44 centavos de dólar) por quilo de leite em fevereiro. Embora este tenha sido um aumento no preço ao produtor, estava longe de ser suficiente para compensar o aumento de custo de 10 centavos (em comparação com o ano contábil 2020/2021), conforme calculado pela Câmara de Agricultura de North Rhine-Westphalia, que fixa o total custos de produção de 53 centavos (55,94 centavos de dólar)/kg de leite.

Nas palavras da Câmara da Agricultura, “neste caso, o aumento calculado dos custos nega inteiramente o aumento do preço do leite”. E os custos incorridos pelos produtores continuam aumentando. Por exemplo, o preço do farelo de colza para ração proteica já ultrapassou os 500 euros (US$ 527,69) por tonelada em abril.

  • Em Portugal, foram reportados aumentos de preços de 62 por cento para o gasóleo, 77 por cento para o milho e 140 por cento para os fertilizante em abril de 2022 em comparação com abril de 2021.
  • Na Noruega também, os preços dos fertilizantes aumentaram acentuadamente e mais que dobraram em relação a 2020. Os preços da eletricidade, de fato, mais que triplicaram nos últimos dois anos.
  • Na França, os custos de energia aumentaram cerca de 30% e os custos de fertilizantes aumentaram mais de 80% ao longo de um ano (comparação fevereiro 2021/2022).

Relatórios recebidos de países como Itália e Holanda afirmam que, devido à explosão nos preços das rações, um número crescente de produtores foi forçado a enviar suas vacas leiteiras para o abate.

Um cálculo recente para uma fazenda de amostra com 200 vacas leiteiras na região italiana da Lombardia revela custos adicionais de cerca de 13 centavos (13,72 centavos de dólar) por litro de leite em comparação com o ano anterior. “Esta situação incrivelmente tensa está atualmente forçando muitos produtores a abandonar a produção de leite e está corroendo as estruturas agrícolas na UE a níveis perigosos”, diz o presidente da EMB, Sieta van Keimpema.

De acordo com o membro do Comitê Executivo da EMB, Elmar Hannen, ações imediatas devem ser tomadas para neutralizar esse desenvolvimento ameaçador: “Além disso, perdas maciças no número de produtores são a pior coisa que pode acontecer conosco na Europa. Será impossível se recuperar disso. Este rápido definhamento do setor certamente levará a dificuldades na produção de alimentos na Europa”.

Ele continua dizendo que um setor agrícola sem fazendas viáveis, um setor agrícola essencialmente altamente industrializado, não terá condições de se desenvolver na direção ambientalmente correta desejada. Portanto, o EMB apela a todos os decisores para que tomem medidas imediatas.

 

O que precisa acontecer agora para uma produção de leite estável e sustentável?

  • Os custos de produção explosivos devem ser repassados e, portanto, cobertos pelos preços.

O EMB apela explicitamente aos compradores e processadores para que desempenhem o seu papel para lidar com o aumento dos custos quando se trata de leite.
 

  • A sustentabilidade social na PAC e no Green Deal deve ser imediatamente ancorada e implementada.

Sem fazendas viáveis, não pode haver soberania alimentar nem uma transição bem-sucedida para a sustentabilidade ambiental. Portanto, a UE deve fazer da sustentabilidade social uma prioridade urgente em suas estratégias e regulamentos. 
 

  • O mercado deve contribuir para a transformação do setor agrícola.

O objetivo deve ser preços que ofereçam cobertura total de custos – incluindo todos os custos de sustentabilidade. Para que isso seja possível, o mercado deve contribuir para a transformação da sustentabilidade no setor agrícola. Os decisores políticos precisam criar as ferramentas necessárias para o mesmo. Se continuarmos com os negócios como de costume, será impossível frear o declínio constante do número de agricultores e essa tendência só será acelerada.
 

  • As organizações horizontais de produtores devem ser estabelecidas de forma permanente e eficaz.

As organizações de produtores que negociam contratos e preços com processadores em nome dos agricultores devem ser estabelecidas em todas as fábricas de laticínios e em toda a UE com poder de negociação suficiente.

Como explica Boris Gondouin, membro do Comitê Executivo da EMB da França, a única opção são as organizações de produtores com uma estrutura horizontal real que não esteja vinculada a um único laticínio. “Eles terão o poder de mercado necessário para negociar com processadores em pé de igualdade apenas se puderem negociar com vários laticínios ao mesmo tempo.” Ele continua que é absolutamente essencial que os agricultores das cooperativas estejam representados nessas organizações de produtores. “Muitos produtores são cooperados, o que significa que cobrem grande parte do volume de leite. Os preços que cobrem os custos também precisam ser negociados para essas entregas”, diz Gondouin.

 

  • As medidas de espelho devem ser aplicadas aos produtos agrícolas importados

O EMB é a favor de que os produtos agrícolas importados sejam sujeitos a medidas-espelho (normas sanitárias e ambientais), para que os produtos agrícolas que não cumpram as normas da UE não sejam colocados no mercado da UE. O objetivo é garantir que os consumidores da UE tenham sempre o mesmo nível de proteção da saúde e do meio ambiente.

Além disso, isso também evitaria que os produtos locais da UE, que são mais caros de produzir devido aos padrões locais, fossem marginalizados e substituídos por importações "baratas". Isso levaria simplesmente ao deslocamento da produção e, portanto, às emissões para fora da UE. Isso seria contrário às desejadas melhorias ambientais globais no setor agrícola.

As informações são do European Milk Board, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEONEL FONSECA

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/05/2022

Qualquer semelhança é MERA COINCIDÊNCIA, ou os Laticínios remuneram os produtores brasileiros; LEITE BRASILEIRO com um preço
que permitam aos Produtores trabalhar com MARGENS
compatíveis, ou matrizes seráo cada vez mais sendo encaminhadas para o abate.
A maioria dos produtores conseguem se "reinventar" e continuarão nas propriedades no nobre sim de produzir alimentos, porém muitos dos laticínios terminarão como "massas falidas", virarão esqueletos sucateados.
MARCELO FERREIRA RIBEIRO

RIBEIRÃOZINHO - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/05/2022

Horas ! Estamos Nós proditores "tentando" isto ha tempos . Apresentamos o ILC (indice de variação do custo de produção do leite crú) Mas o jogo de interesses políticos está falando mais alto . ??? ?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures