Das 20 principais marcas de bebidas lácteas do Reino Unido, 10 são de iogurtes e sete dessas são de produtos funcionais. Oito das 10 aumentaram o valor de suas marcas com relação a 2003. Das 54 marcas de bebidas lácteas, 30 são de produtos funcionais.
O Centro Federal de Pesquisa para Nutrição e Alimentos da Alemanha está promovendo a utilização de aditivos vegetais no leite. Os "fitolácteos" podem expandir a gama de nutrientes adicionados ao leite, incluindo potássio, magnésio, vitaminas C e E, aminoácidos de cadeia média e antioxidantes. A Unilever já usa fitosteróis vegetais em seus produtos Proactive. Os fitosteróis têm a capacidade de reduzir o mau colesterol, reduzindo sua absorção pelo corpo. O Centro de Pesquisa acredita que os aditivos vegetais podem adicionar valor aos produtos lácteos ao suprir as necessidades dos consumidores conscientes com relação à saúde.

Outro sinal de oportunidade nas bebidas lácteas funcionais são as atividades da companhia de ingredientes da Dinamarca, Chr Hansen. A empresa dobrou sua capacidade na planta de culturas lácteas na França e tem planos para futura expansão e aquisições. A companhia disse que a invenção do Direct Vat Set (DVS) - cultura altamente concentrada e padronizada, pronta para uso, para aplicações lácteas - tem aumentado a demanda por culturas lácteas.
A Chr Hansen e a Tetra Pak desenvolveram um novo sistema de formulação para adição de probióticos diretamente nas bebidas, um pouco antes de estas serem colocadas nas caixas, facilitando, desta forma, a fabricação de bebidas probióticas.
Usando a máquina de dosagem da Tetra Pak, Flex Dos, as bactérias vivas são mantidas em condições assépticas enquanto uma mangueira com uma agulha estéril inocula a bactéria no produto terminado. O sistema supera as preocupações com relação à contaminação que tem restringido o crescimento no segmento de bebidas probióticas.
Em 24/11/05 - 1 Libra Esterlina = US$ 1,7244
0,57991 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Milk Strategy Report, Dairy Farmers of Canada, adaptado por Equipe MilkPoint