Os produtores de leite dos Estados Unidos ajudaram a aumentar as vendas e a demanda por produtos e ingredientes lácteos em 2005 através dos investimentos em promoção, pesquisa e educação do programa Dairy Checkoff - que arrecada fundos pela contribuição dos próprios produtores de leite do país.
Tom Gallagher, diretor executivo do Dairy Management Inc. (DMI), que administra o programa nacional Dairy Checkoff, destacou várias realizações em 2005 que forneceram um valor de longo prazo aos produtores de leite dos EUA:
1. Diretrizes Dietéticas Federais recomendaram três porções de lácteos por dia. As pesquisas sobre nutrição financiadas pelos produtores ajudaram a melhorar a posição dos lácteos nas recomendações governamentais de duas a três porções por dia em 2000 para uma sólida recomendação de três porções em 2005, a primeira vez que as recomendações de consumo de lácteos foram mudadas em 20 anos;
2. Novo Visual para Programas de Leite Escolar atingiu 3,5 mil escolas. O leite escolar em garrafas plásticas com tampa re-lacrável está agora sendo oferecido em 3,5 mil escolas durante o ano escolar de 2005-06, comparado com aproximadamente 400 escolas que ofereceram o leite neste tipo de embalagem durante o ano escolar de 2003-04. Com 37 processadores participantes, o programa agora atinge quase 2,5 milhões de estudantes com leite resfriado e acrescido de sabor em garrafas plásticas de porções individuais na linha de refeição escolar;
3. As parcerias da campanha 3-A-Day of Dairy continuam crescendo. O valor coletivo do suporte dos parceiros da campanha 3-A-Day of Dairy (como Yoplait, Kraft, Land O'Lakes, Safeway, Wal-Mart e outros) mais que dobrou os investimentos dos produtos de leite no programa. Até agora, mais de 60 processadores de lácteos e 50 principais redes de varejo apresentam o logotipo da campanha 3-A-Day of Dairy em mais de 2,5 bilhões de embalagens qualificadas de leite, queijos e iogurte. Pesquisas independentes mostram que o programa funciona. Em uma promoção de varejo, as vendas da categoria leite aumentaram 2%; a de queijos, 3%; e a de iogurtes, 4%; durante o período da promoção, comparado com os dados de vendas do ano anterior;
4. Parcerias em serviços alimentícios continuam aumentando o uso de lácteos. As parcerias do programa Dairy Checkoff com as redes McDonald's e Wendy's ajudaram a introduzir o leite puro e com chocolate em garrafas plásticas com tampas re-lacráveis em quase 20 mil restaurantes, resultando em vendas combinadas semanais de 5,2 milhões de unidades por semana, comparado com 690 mil unidades de leite em embalagens de papel. Outras redes nacionais deverão introduzir o leite em garrafas plásticas em 2006.
Além do leite, a Wendy's também trabalhou com o Dairy Checkoff para testar e vender um iogurte de morango em copo de 7 onças (cerca de 200 gramas) que é agora opção permanente do menu. Esta introdução ajudou a levar as vendas anuais de leite usados em serviços alimentícios para 3,175 milhões de quilos.
Os esforços financiados pelo Checkoff também ajudaram a aumentar o uso de queijos pela parceria com redes nacionais de restaurantes para introduzir itens servidos com queijos e direcionar inovações. A rede número 1 de pizza dos EUA, Pizza Hut, apresentou três novos itens servidos com queijos que o Checkoff ajudou a desenvolver e promover;
5. As exportações de lácteos continuaram crescendo. As exportações de produtos lácteos dos Estados Unidos vêm crescendo firmemente há mais de 10 anos e atualmente representam 7,4% do total da produção de leite do país (em uma base de sólidos do leite), de acordo com a Federação Nacional de Produtores de Leite (National Milk Producers Federation - NMPF). Durante os últimos quatro anos, um terço da nova produção de leite dos EUA tem sido vendida internacionalmente. Os produtores de leite dos EUA estão com uma grande demanda internacional, ajudados pelos esforços do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (U.S. Dairy Export Council - USDEC), financiado em parte através do programa Dairy Checkoff, e seus nove escritórios estrangeiros;
6. Pesquisas financiadas pelos produtores promoveram avanços nas descobertas dos benefícios dos produtos lácteos para saúde. Pesquisas sobre nutrição, financiadas em parte pelo Dairy Checkoff, deram ao público mais razões para consumirem mais lácteos e se tornarem consumidores para toda a vida. Durante o último ano, estudos mostraram que os produtos lácteos são fontes mais confiáveis de cálcio do que produtos fortificados com este mineral. Outros estudos mostraram que o consumo de produtos lácteos ajuda a reduzir a pressão sangüínea e a reduzir o risco de diabetes em homens;
7. Pesquisas de produtos direcionaram demanda por lácteos. As pesquisas financiadas pelo Dairy Checkoff de produtos e ingredientes lácteos atingiram a indústria de alimentos com os últimos resultados de pesquisas e levaram a novas formas de usar os lácteos como um ingrediente em outros alimentos e bebidas. Por exemplo, uma nova linha das barras energéticas "Smart Zone" fabricadas pela gigante de alimentos Hershey's deverá usar até 453,592 mil quilos de proteína do soro do leite concentrada e isolada. Também em 2005, um novo site na Internet financiado pelo Dairy Checkoff, www.innovatewithdairy.com, ajudou os processadores de alimentos a aprenderem mais sobre os ingredientes lácteos;
8. Produtores foram parceiros essenciais na coalizão para ajudar a criar escolar mais saudáveis. O Conselho Nacional de Lácteos (National Dairy Council - NDC), financiado pelos produtores de leite, é parceiro de fundação da Action for Health Kids (AFHK) - Ação para Crianças Saudáveis -, a única organização nacional dedicada a resolver questões de nutrição e atividade física de crianças nas escolas do país. Neste ano, o NDC se uniu à AFHK e com a Liga Nacional de Futebol Americano (National Football League - NFL) para introduzir nas escolas locais de distritos um programa pós-escolar que inclui atividade física e lanches saudáveis, incluindo produtos lácteos, para estudantes de todo o país, chamado "ReCharge!" (Recarregar!);
9. Produtores conduziram um sistema para lidar com assuntos da indústria. Para ajudar a construir e manter a imagem dos produtos lácteos e dos produtores entre o público, a equipe do Dairy Chekoff, juntamente com a NMPF e a Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA) conduziram um sistema de administração de assuntos relacionados à indústria para difundir assuntos potencialmente negativos, incluindo: segurança na fazenda, preocupações relacionadas à nutrição nas fazendas leiteiras e questões legais de grupos de interesses especiais;
10. Planos de marketing uniram esforços de marketing de produtores nacionais e locais. O Plano de Marketing Unificado (Unified Marketing Plan - UMP) reuniu recursos nacionais e locais do Chekoff para fortalecer a posição de marketing do leite entre o público, profissionais de saúde e outras pessoas importantes. A união entre a promoção local e nacional de lácteos elimina potencial duplicação e cria o uso mais efetivo e eficiente dos investimentos dos produtores no Dairy checkoff.
Mais informações sobre o programa Dairy Checkoff podem ser obtidas no site www.dairycheckoff.com.
Fonte: Dairy Herd Management, adaptado por Equipe MilkPoint
EUA: campanhas promocionais direcionam lácteos em 2005
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