É um admirável mundo novo na agricultura, e isso inclui a indústria de laticínios dos EUA.
Como resultado, as fazendas leiteiras tradicionais estão se tornando coisa do passado, de acordo com Marin Bozic, professor assistente de economia de marketing de alimentos lácteos da Universidade de Minnesota. Ele compartilhou seus pensamentos sobre o futuro da indústria de laticínios com o público da recente Conferência Anual de 2022 dos Produtores Profissionais de Laticínios de Wisconsin.
Bozic não se referia ao desaparecimento das próprias entidades agrícolas. Em vez disso, ele estava apontando uma mudança de fazendas leiteiras tradicionais, cujas rendas eram baseadas quase exclusivamente em leite e carne, para empresas com uma infinidade de fluxos de receita. “Já estamos vendo elementos dessa conversão em algumas fazendas, e a inovação permitirá que mais se sigam”, disse Bozic. “Isso envolve uma mudança de mentalidade, da ideia de que uma fazenda existe principalmente para produzir leite commodity, para a de uma fazenda que produz leite, juntamente com muitos outros produtos simultâneos.”
Exemplos desses produtos incluem:
- Leite de valor agregado ou “multiatributos” (Exemplo: leite A2)
- Animais de corte
- Créditos de carbono
- Fertilizante
- Gás Natural Renovável (RNG)
- Eletricidade
- Embriões
- Agroturismo
Embora nem todas as fazendas abracem todos esses empreendimentos, Bozic aconselhou os produtores a serem muito abertos e dispostos a mudar no futuro. “Persiga as inovações antes de outras e esteja atento às preocupações ambientais e sociais”, aconselhou. “Posicione sua empresa para se beneficiar de choques diversificando as fontes de receita dentro de um sistema empresarial.”
Além dos produtos gerados em suas fazendas, os futuros gerentes também precisarão ser ágeis nas decisões e respostas de marketing. “A menor demanda de leite fluido e a entrada de leite de alta qualidade na fabricação podem fazer com que alguns processadores saiam do sistema federal de pedidos”, previu Bozic. “Novas formas de descoberta de preços estão chegando.”
Em meio às areias movediças da comercialização de leite nos EUA, Bozic disse que a confiança entre o produtor e o processador está se desgastando. Como resultado, é necessário um novo “contrato social” que equilibre maiores responsabilidades dos produtores de leite em relação à sustentabilidade e práticas agrícolas com mais compromissos com um relacionamento justo por parte dos processadores de laticínios.
Ele também disse que a indústria está se tornando mais global por natureza. “50 a 60% do leite adicional produzido nos Estados Unidos nos próximos 30 anos precisará ser exportado”, declarou. “Já estamos exportando mais de 20% dos sólidos de leite que produzimos hoje.”
Bozic enfatizou a importância do planejamento estratégico e da dedicação intencional de tempo para prever como será o futuro de cada fazenda. Isso pode exigir um exame de consciência, aconselhamento de terceiros e discussões geracionais sobre o que o negócio se tornará – o que pode ser um desvio significativo de onde começou. "Precisamos pensar em nossas fazendas como mais do que um 'negócio de gado'", aconselhou. “Escolha sua identidade deliberadamente, não apenas porque você está mantendo as tradições de seus ancestrais. E não se defina muito estreitamente.”
As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.