Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Estudo mostra liderança e protagonismo do Brasil na produção com baixo carbono

O Brasil vem aumentando a produtividade agropecuária, decorrente da melhoria dos índices de eficiência técnica produtiva no setor, demonstrando protagonismo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 12/04/2022 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

O Brasil vem aumentando a produtividade agropecuária, decorrente da melhoria dos índices de eficiência técnica produtiva no setor, e se destaca como líder e protagonista na economia de baixo carbono. 

Esta é a principal conclusão da publicação preliminar ‘Indicadores de Produtividade e Sustentabilidade do Setor Agropecuário Brasileiro’, divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo, de autoria do pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, constatou ainda que o país é exemplo de produção agropecuária com sustentabilidade produtiva no contexto internacional.

A publicação apresenta uma síntese do quadro produtivo do setor agropecuário brasileiro nos últimos 15 anos, desde 2006, com base nos dados dos censos agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no livro do Ipea ‘Uma jornada pelos contrastes do Brasil’.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

A pesquisa também disponibiliza indicadores de produtividade e sustentabilidade, faz análises comparativas e compila resultados de outras publicações. A partir das análises, foi possível verificar a contribuição do Brasil na produção sustentável. “O país vem fazendo o seu esforço produtivo e tecnológico, inclusive superando metas globais de sustentabilidade”, disse o pesquisador.

José Eustáquio ainda observou que o país poderia aumentar a produção sem a necessidade de incorporar mais terras ou insumos. “O Brasil é um dos poucos países no mundo que implementaram regras mais rígidas no uso da terra e em áreas de preservação, e também é o único país a exigir que as propriedades rurais mantenham um percentual de área conservada com vegetação nativa, denominada reserva legal, sem compensação financeira ao proprietário”, informou.

A área agrícola do Brasil frente a outros países selecionados no estudo é percentualmente uma das menores (7,5%), ficando abaixo da França (34,7%), da Alemanha (33,3%), dos Estados Unidos (16,3%), da China (14,1%) e da Argentina (12,1%). “Ao comparar a área destinada ao uso agrícola e pecuário somados, o Brasil apresenta um dos menores percentuais (27,8%), e novamente se posiciona à frente de outros países, tais como China (55,1%), Alemanha (46,6%), Estados Unidos (41,3%) e Argentina (39%)”, comparou.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Em relação às áreas de florestas nativas e plantadas, o Brasil é o país com maior percentual de seu território preservado, de 58,5%, enquanto os demais países possuem percentuais inferiores a 35%.

A produção agropecuária brasileira por unidade de emissão de gases efeito estufa (GEE) vem crescendo ao longo das últimas duas décadas. Ou seja, a produção aumenta ao passo que diminui a emissão de gás carbônico na atmosfera.

O estudo também demonstra que a expansão da área com tecnologias e práticas sustentáveis atingiu 154% da meta fixada no Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação da Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC). As ações do Plano ABC envolvem a adoção de sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta, a incorporação do sistema de plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio (FBN), a expansão da área de florestas plantadas, bem como o tratamento de dejetos animais.

A meta de mitigação de emissão de gás carbono na atmosfera também foi superada e o Brasil alcançou a marca de 113%. Sobre a recuperação de pastagens, os sistemas de integração lavoura-pecuária e de lavoura-pecuária-floresta também recuperam pastagens, resultando em 290% de meta cumprida.

As informações são do Ipea, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

17/06/2026

Queijo produzido a 1.600 metros de altitude rende mais de 30 medalhas a casal mineiro

16/06/2026

Leite Moça e Guimarães apostam na memória afetiva para impulsionar o pé de moça

17/06/2026

Como a China usa automação de ponta para ordenhar 5 mil vacas por dia

19/06/2026

Boom global do leite perde força e mercado caminha para reequilíbrio da oferta

18/06/2026

Como o 'whey transparente' está redefinindo as bebidas funcionais em meio à escassez global de WPI

16/06/2026

Município de Mato Grosso bate recorde e produz maior queijo do Brasil com 3,2 toneladas

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Ricardo Arantes: porque a gestão de pessoas é a chave para resultados superiores em campo
Interleite Brasil

Ricardo Arantes: porque a gestão de pessoas é a chave para resultados superiores em campo

Conseleite/RS registra leve recuo na projeção do valor de referência do leite para junho
Giro de Notícias

Conseleite/RS registra leve recuo na projeção do valor de referência do leite para junho

O boom do fondue no Google Trends: como a indústria láctea pode aproveitar as buscas no inverno?
Indústria de laticínios

O boom do fondue no Google Trends: como a indústria láctea pode aproveitar as buscas no inverno?

Argentina deve ir à OMC contra o Brasil por medidas antidumping no leite em pó importado
Giro de Notícias

Argentina deve ir à OMC contra o Brasil por medidas antidumping no leite em pó importado

Conseleite/MG divulga projeção com leve ajuste de 0,5% no valor do leite a ser pago em julho de 2026
Giro de Notícias

Conseleite/MG divulga projeção com leve ajuste de 0,5% no valor do leite a ser pago em julho de 2026

Marcelo Branquinho: índice zootécnico já não é diferencial na produção de leite
Milk Pro Summit

Marcelo Branquinho: índice zootécnico já não é diferencial na produção de leite

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?