ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo busca substituir conservantes artificiais por naturais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/07/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0
Para cada quilo de queijo de búfala produzido, sobram aproximadamente nove quilos de soro. Esse soro contém diversos nutrientes, como as proteínas. Elas, por si só, já trazem benefícios para o corpo humano, principalmente devido a sua composição de aminoácidos essenciais. Porém, quando a proteína é tratada com enzimas, ela é clivada, o que a transforma em pequenos fragmentos chamados de peptídeos. Esses peptídeos podem possuir atividades antibacteriana, antitumoral e antioxidante. É justamente isso o objeto de estudo da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, Anja Dullius.
 
A ideia, conforme a pesquisadora, é que posteriormente esses peptídeos possam ser aplicados na indústria de alimentos, como bioconservadores, substituindo conservantes artificiais e sendo utilizados para a nutrição saudável. “Enquanto os conservantes artificiais podem ser cancerígenos, os peptídeos obtidos a partir da hidrólise enzimática das proteínas do soro de queijo de búfala são naturais e possuem atividade antimicrobiana, que inibe microrganismos patogênicos e deteriorantes em alimentos”, explica Anja.
 
Inicialmente a pesquisa utilizou ferramentas de bioinformática para determinar qual enzima deveria ser aplicada nas proteínas para que a clivagem ou hidrólise (popularmente conhecida por “quebra”) fosse realizada. “Não seria possível que todos os testes fossem realizados em laboratório no prazo do doutorado, pois há muitas enzimas”, conta a professora orientadora do trabalho, Claucia Fernanda Volken de Souza. “Por enquanto estou testando cada um dos peptídeos nessas plataformas de bioinformática, que vão me dizer se eles possuem atividade antibacteriana, por exemplo”, diz a pesquisadora.
 
Agora Anja está na fase de purificação das proteínas do soro para, posteriormente, aplicar as enzimas. “Para conseguir trabalhar no laboratório com as proteínas, tenho que tirar a gordura e a lactose do soro de queijo de búfala”, aponta. Depois dos testes das enzimas e da clivagem das proteínas, a pesquisa partirá para a segunda etapa, analisando se os peptídeos possuem atividade antitumoral.
 
Publicação em revista A1
 
No início do ano, Anja teve seu artigo de revisão publicado na revista internacional Journal of Functional Foods, que possui Qualis A1, o mais elevado. A partir de um levantamento bibliográfico, o trabalho aborda os requisitos dos processos industriais para hidrólise enzimática e estabilidade de peptídeos e descreve técnicas de enriquecimento para peptídeos derivados do soro de queijo que são potencialmente aplicáveis à indústria.
 
O trabalho é orientado pela professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza, co-orientado pela professora doutora Márcia Goettert, com a parceria do professor do PPGBiotec da Univates Luís Fernando Timmers e dos professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Pucrs Cristiano Bizarro e Walter Filgueira de Azevedo Jr.
 
As informações são da Ascom Univates.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures