Parte dos municípios da Região Norte do Estado, na divisa com Santa Catarina, está sofrendo com a falta de chuvas. As perdas chegam a 30% nas lavouras de milho de municípios como Aratiba e Mariano Moro. Em Marcelino Ramos, a situação é ainda mais grave, pois 40% das lavouras de milho também foram perdidas em razão da estiagem das últimas semanas.
Conforme o prefeito, Paulo Tápia, que decretou nesta segunda situação de emergência no município, a concentração de chuvas é responsável pela terceira estiagem em três anos na cidade. As chuvas esparsas provocam uma situação de diferenças na agricultura da mesma região.
Municípios como Erechim ainda não registraram perdas significativas nas lavouras, mesmo ficando a poucos quilômetros de distância das áreas mais prejudicadas. Paulo Silva, gerente adjunto da Emater de Erechim identifica nas chuvas esparsas e características do solo as principais razões para as distorções. De acordo com a Defesa Civil, sete municípios do Estado já decretaram situação de emergência em razão da estiagem. Três deles, Bagé, Candiota e Barra do Rio Azul estão racionando água, segundo matéria do Agrol Notícias.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.