ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial Queijos do Brasil: Fazenda Atalaia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

Para finalizar nosso Especial Queijos do Brasil, hoje vamos contar um pouquinho da história e dos queijos da Fazenda Atalaia, localizada em Amparo, São Paulo. Conversamos com Meire, ela nos contou que a ideia de produzir queijos artesanais na fazenda se no ano de 1995 com Rosana Rezende, esposa de Paulo Rezende um dos herdeiros da Fazenda. “Rosana buscava uma alternativa econômica, porque o café estava difícil e como não era possível mecanizar o cultivo, o queijo se mostrou como uma atividade promissora”.

Atualmente, são produzidos 350 quilos de queijo por dia a partir de leite pasteurizado, sendo que a fazenda produz todo o leite utilizado na fabricação dos queijos. Meire nos contou que são produzidos 2500 litros de leite por dia, proveniente de aproximadamente 250 animais (vacas e cabras) com genética própria. Em relação à certificação, os queijos possuem o Selo de Inspeção Municipal.

Para o futuro, Meire nos disse que o objetivo é criar novos queijos, proporcionando experiências que divulguem a cultura alimentar local e valorizar os produtos majoritariamente brasileiros.

Relembrando os velhos tempos, Meire nos disse que o primeiro queijo produzido pela fazenda foi o frescal. “Elaborado a partir de leite de vaca tipo A e da ordenha feita no dia, o queijo Frescal possui baixo teor de sal, para preservar o paladar do leite e o frescor da sua massa. Sua textura é macia e desmancha fácil na boca”, pontuou.

Mas, e hoje em dia?

Queijos Fazenda: conheça os principais!

  • Queijo Tulha

Maturado por 12 meses, de massa quebradiça com cristais, paladar com notas frutadas. Medalha de Ouro por dois anos consecutivos no Prêmio Queijos Brasil (2016 e 2017). Medalha de Ouro no World Cheese Awards em San Sebastian, na Espanha, sendo ela a primeira medalha de Ouro internacional para um queijo artesanal brasileiro!

  • Queijo Mantiqueira

Queijo tradicional do interior Paulista, de baixa acidez e com cremosidade média. Produzido com leite de vacas Holandesas e maturado por aproximadamente 90 dias. Muito versátil, pode acompanhar café, doces, cervejas e vinhos.

  • Queijo Mogiana

Maturado por aproximadamente 90 dias, possui cor alaranjada devido ao corante natural de urucum. Muito aromático, de leve cremosidade e acidez acentuada. Possui um bom derretimento e é muito utilizado em racletes e lanches artesanais.

Bacana, né? Confira também os outros episódios do Especial Queijos do Brasil:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures