Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Espanha: onda de calor causa estresse e queda na produção de leite

A onda de calor que há dias asfixia a maioria dos municípios galegos da Espanha está afetando também a produção das fazendas leiteiras. Saiba mais aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 21/07/2022 - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A onda de calor que há dias asfixia a maioria dos municípios galegos da Espanha está afetando também a produção das fazendas leiteiras, uma vez que o estresse térmico que os animais sofrem se traduz em menos litros produzidos e, consequentemente, numa diminuição de renda.

Continua depois da publicidade Agroceres

Roberto López, pecuarista de Lugo, membro do conselho de administração da associação Agromurella, ao falar sobre o assunto, lembrou que o calor desproporcional que está sofrendo boa parte do território galego não afeta apenas as pessoas, mas também os animais. “As vacas estão tendo um momento terrível. Elas não comem o suficiente. Elas não descansam direito. Elas passam mal e, consequentemente, a produção de leite cai”, explica.

Ele afirma que as vacas estão se adaptando com o passar dos dias a esse estresse térmico, mas que os produtores tem que dar uma ajuda para que isso aconteça. Por isso, nas fazendas mais modernas, a ventilação é levada em consideração, o que ajuda nesses dias de calor intenso. De qualquer forma, em temperaturas tão altas, ventiladores e até aspersores de água também são usados para resfriar o ambiente.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Além das perdas econômicas causadas por essa situação devido à queda na produção, Roberto López alerta que “nos animais com mais de quilos, há até risco de morte”. Acontece, por exemplo, com bezerros que estão na última fase do processo de criação, quando acumulam um peso maior.

López lembra que essas ondas de calor são cada vez mais frequentes, por isso os produtores devem levar isso em consideração ao projetar seus estábulos, que devem ser bem orientados e bem ventilados, para promover o bem-estar dos animais.

As informações são do Agroinformacion, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

20/07/2026

Vaca paraguaia produz 108 litros de leite em três ordenhas e quebra recorde histórico

20/07/2026

Em nova fase, Laticínios Porto Alegre mira expansão e não descarta aquisições

21/07/2026

Ciclone traz chuvas de até 200 mm ao Sul e frente fria muda o tempo no Brasil

17/07/2026

Jussara negocia fábrica de leite em pó no Paraguai com investimento inicial de US$ 10 milhões

22/07/2026

Nordeste: Lactalis testa projeto de biomassa em Pernambuco

21/07/2026

Menos é mais: laticínios apostam em embalagens menores para atingir novos hábitos de consumo

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Spot permanece estável em meio à menor demanda por derivados
Panorama de Mercado

Spot permanece estável em meio à menor demanda por derivados

Conseleite/SC segue projetando leve ajuste positivo no leite a ser pago em agosto/26
Giro de Notícias

Conseleite/SC segue projetando leve ajuste positivo no leite a ser pago em agosto/26

Bezerro saudável começa no manejo - e também na genética
Timotheo Souza Silveira

Bezerro saudável começa no manejo - e também na genética

Vacas felizes: manejo de compost barn viraliza e atesta impacto do bem-estar na pecuária leiteira
Giro de Notícias

Vacas felizes: manejo de compost barn viraliza e atesta impacto do bem-estar na pecuária leiteira

Vai ao Interleite Brasil? Hoje é o último dia para aproveitar o lote atual
Giro de Notícias

Vai ao Interleite Brasil? Hoje é o último dia para aproveitar o lote atual

Guia completo para escolher o melhor sistema de monitoramento de vacas para sua fazenda
Novidades dos Parceiros

Guia completo para escolher o melhor sistema de monitoramento de vacas para sua fazenda

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?