Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

ES: queda na produção de leite e derivados após período de seca

A seca foi um forte fator de queda na produção de leite e está prejudicando a produção de laticínios no Espírito Santo. Saiba mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 03/04/2023 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 4

A queda na produção de leite está prejudicando a produção de laticínios no Espírito Santo e tem feito alguns produtores migrarem para o cultivo de outros produtos, como soja, café, coco e mamão. Para solucionar o problema, o governo estadual diz que vai colocar em prática um plano de apoio para ajudar e aumentar a produtividade dos produtores e cobrir a demanda da indústria local.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano e a produção chega a 98% dos municípios brasileiros.

Dados da Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) apontam que atualmente são produzidos 991,2 mil litros por dia no estado e a produtividade de litros de leite por vaca ordenhada é de 1.453 litros por ano. O valor bruto da produção do leite em 2021 foi de R$ 727 milhões.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

Ênio Bergoli, secretário Estadual de Agricultura, disse que a produção de leite tem caído ao longo dos últimos anos no Espírito Santo, o que provoca um déficit no processamento de laticínios. "A capacidade instalada da indústria de laticínios no Espírito Santo é um pouquinho superior a 1,9 milhão de litros por dia e temos um consumo entre leite e produtos processados na faixa de quase 1,3 milhão de litros por dia. Então, temos um déficit na quantidade que se produz de leite e relação à capacidade instaladas dos laticínios", disse o secretário.

Antônio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato Rural de Linhares, disse que, para piorar a situação, os produtores da Região Norte estão migrando da pecuária para outras culturas. "Os produtores estão trocando a produção de leite por uma cultura mais produtiva, como café, mamão e coco. E alguns estão entrando no plantio de soja. Quando você muda, muda para culturas perenes. A tendência é diminuir ainda mais", disse Antônio Roberte.

Luizinho Bianchini, produtor de gados de leite, disse que a baixa na produção de leite está relacionada com a seca do ano passado e que quem não teve apoio ou não investiu na alimentação dos animais está amargando as perdas. "Como temos a irrigação e um acompanhamento, não tivemos essa baixa na concepção das vacas, estão emprenhando direitinho e parindo agora. O produtor que não teve apoio técnico ou aporte de alimentação está sofrendo agora. Para a produção de leite, você tem que ter uma vaca que tenha um parto. Se não emprenhar, não pariu e não vai produzir [o leite]", disse o produtor.
 

Soluções para amenizar a situação

O secretário estadual de Agricultura, Ênio Bergoli, disse ainda que a intenção do governo é fazer investimentos para aumentar a produtividade e recuperar a produção de leite no Espírito Santo.

"Estamos construindo um planejamento de médio prazo para a pecuária leiteira capixaba em um horizonte de 10 anos, para recuperar a capacidade de produção de leite nas propriedades e ter uma oferta maior para a indústria já instalada no estado", disse o secretário. Segundo o chefe da Agricultura, a partir da próxima safra, que começa em junho, os produtores de leite terão prioridade para pegar empréstimos.

Ênio Bergoli disse que a pecuária é a prioridade numero um para ser beneficiada com operações de crédito para melhorar a tecnologia na criação de animais e instalação de máquinas e equipamentos que favoreçam a melhoria dos indicadores da pecuária de leite no estado.

O secretário também destacou que existe demanda da indústria de laticínios, e que a pecuária garante uma renda mais contínua para o homem do campo. "A pecuária de leite, depois da cafeicultura, é a atividade mais presente em relação ao total de propriedades rurais capixabas", disse Ênio Bergoli.

As informações são do G1, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 4
Silcort - Alta potência anti-inflamatória para bovinos

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

05/05/2026

Comissão aprova projeto que proíbe venda de leite em pó importado reconstituído como leite líquido

29/04/2026

Conseleite/PR divulga projeção do valor de referência do leite a ser pago em maio/26

30/04/2026

Preço do leite sobe 10,5% em março com oferta restrita, aponta Cepea

05/05/2026

Uruguai leva à OMC questionamento sobre investigação de dumping do Brasil em lácteos

27/04/2026

RS: fábrica da antiga Cosulati será reativada em até um ano e meio

30/04/2026

Top 100 2026: confinamento avança e raça Holandesa lidera nas maiores fazendas leiteiras

BI
Dia 0 do protocolo de IATF!

Destaques de hoje

Lácteos registram queda nas importações e nas exportações em abril
Panorama de Mercado

Lácteos registram queda nas importações e nas exportações em abril

Danilo Zorzan, da Tetra Pak: "empresas que sobrevivem se reinventam em ciclos cada vez mais curtos"
Indústria de laticínios

Danilo Zorzan, da Tetra Pak: "empresas que sobrevivem se reinventam em ciclos cada vez mais curtos"

Colostro como terapia: recuperação mais rápida e melhor crescimento em bezerras com diarreia
Viviani Gomes

Colostro como terapia: recuperação mais rápida e melhor crescimento em bezerras com diarreia

Inmet emite alerta de tempestades: ciclone extratropical chega ao sul do país hoje
Giro de Notícias

Inmet emite alerta de tempestades: ciclone extratropical chega ao sul do país hoje

Comissão debate criação de fundo para a cadeia produtiva do leite
Giro de Notícias

Comissão debate criação de fundo para a cadeia produtiva do leite

O avanço da concentração de leite no Brasil e a força dos Top 100 produtores
Giro de Notícias

O avanço da concentração de leite no Brasil e a força dos Top 100 produtores

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?