A colombiana Alpina adquiriu a Clover, centenária produtora de lácteos nos Estados Unidos, que é a maior do estado da Califórnia em produtos orgânicos. Desta forma, retorna à produção na América do Norte, onde já possuía uma fábrica no estado de Nova York.
A empresa informou que o acordo foi de US$ 136 milhões para adquirir 70% da empresa americana fundada em 1916. O presidente da Alpina, Ernesto Fajardo, disse que em três anos, dependendo do desenvolvimento do negócio, os 30% restantes poderão ser adquiridos.
A Clover tem vendas anuais de US$ 229 milhões e, com essa aquisição, as vendas da Alpina no exterior podem chegar a US$ 300 milhões. Com isso, as vendas ao exterior representarão 40% do faturamento total da empresa colombiana.
A empresa dos EUA se destaca em mercados orgânicos e é líder no norte da Califórnia, e a Alpina vê grande potencial para se fortalecer ainda mais no sul da Califórnia.
Fajardo explica que essa perspectiva é muito importante considerando que essa região da Califórnia possui 10 milhões de consumidores e maior poder aquisitivo.
O principal produto da Clover é o leite, que representa pouco mais da metade do total, mas nos últimos dois anos tem se aventurado em derivados, como manteiga ou cremes.
Da mesma forma, Fajardo considera que a tradição de inovação da Alpina pode contribuir para a produção de outros produtos nos Estados Unidos, gerando sinergias com a experiência da empresa colombiana em iogurtes ou queijos.
“Podemos combinar a experiência que eles têm na criação de leites e uma série de produtos de valor agregado e a nossa em inovação em produtos para crianças e nutricionais, que podem ser produzidos na mesma plataforma que eles têm", disse. "Nossos produtos podem ser fabricados lá, mas provavelmente com a marca deles", completou.
Esse negócio, diz Fajardo, "é uma parte importante da estratégia para crescer em um país como os Estados Unidos, estávamos procurando outras opções".
Sobre a Clover, Fajardo destaca que “é uma empresa de laticínios que tem certas semelhanças com a Alpina; uma empresa que tem tradição de um século, que está na terceira geração da família que se envolveu com aquele negócio diretamente na sua gestão ao longo deste tempo ".
Ele ressalta que a empresa que estão adquirindo sempre trabalhou a agregação de valor, o que explica sua força em produtos orgânicos, e tem todas as marcas nos Estados Unidos que garantem que seus produtos sejam diferenciados.
Da mesma forma, Fajardo diz, está localizada em uma "região extremamente consciente dos Estados Unidos, que pode ser considerada a meca da inovação. Muitos dos lançamentos de alimentos são feitos na Califórnia, porque é onde temos esse tipo de consumidor."
Pode ser também a entrada para a maior expansão no mercado americano. Além de crescer no norte da Califórnia e se aventurar no sul do mesmo estado, gera oportunidades no noroeste do país, na região dos estados de Oregon e Washington, que também possuem populações de alta renda.
“Só aí”, destaca Fajardo, “teríamos de crescer significativamente nos próximos três, quatro, cinco anos. Mas é claro que ficamos com toda a parte do meio-oeste dos Estados Unidos, Texas e a parte leste, bem como um potencial de crescimento.”
Enquanto isso, a Alpina já está presente em outros países da América, com fábricas na Venezuela e no Equador e exportando para Canadá, Estados Unidos e Caribe. Na Europa, foi instalado um sistema na Espanha para vender no país e exportar para outros países europeus e até mesmo para a Austrália.
As informações são do Colombiano 24, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
*Imagem: reprodução Colombiano 24.