ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empório A Queijaria matura queijo produzido pelo Capril do Bosque

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/04/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Numa parceria com a mestre queijeira Heloisa Collins (do Capril do Bosque), A Queijaria, empório especializado na Vila Madalena, está maturando peças de um queijo apelidado de Joaninha. Ele é feito em Joanópolis (SP) – onde fica a fazenda de Heloísa – com uma mistura de leites de cabra (de criação própria) e de búfala (de uma propriedade vizinha).



"O leite de búfala dá cremosidade e untuosidade ao queijo, além de suavizar a acidez característica do leite de cabra", descreve Heloísa. A cura dos laticínios, realizada em uma caverna própria em Morungaba (SP), dura de 45 a 60 dias -tempo em que adquirem características próprias do lugar (a depender da temperatura, da umidade e da flora dispersa no ambiente). "A ideia de curar os queijos foi do Fernando [Oliveira, dono da A Queijaria], que é um entusiasta em maturação", diz Heloisa. "Quis dar mais personalidade às peças, com uma casca bem mofada e muito aroma", ele explica.

Em teste anterior, os queijos meia cura adquiriram notas de bosque e de castanha no sabor. "Apesar de jovens, eles ganharam presença. Pela casca [repare nos pontos azulados], deu para identificar uns dois ou três tipos de fungos atuando", acrescenta Heloisa. A Queijaria já disponibiliza amostras do Joaninha (R$ 68 a peça).

Leia também: Entrevista A Queijaria: "fomos sistematizando, organizando e estruturando. Aqui não teve crise"

As informações são do jornal Folha de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint