ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Emerson Vriesman: "hoje controlamos menos as pessoas e mais os processos"

emerson vriesman - interleite sul “Estamos numa nova fase ao gerir as pessoas: cada vez menos elas são controladas. O que controlamos hoje são os processos”. Esse é o conceito de trabalho de Emerson Vriesman, produtor de leite de Carambeí/PR. Segundo ele, as pessoas sempre fazem o seu melhor, principalmente as que estão envolvidas diretamente na pecuária leiteira.

“Normalmente, a mão de obra envolvida na leiteria ama os animais, a terra e os seus trabalhos. O grande problema dos resultados indesejáveis na pecuária de leite são processos mal descritos, mal treinados, obscuros, sem organização e cheios de barreiras. O diferencial da nossa produção de leite é o controle e a organização dos processos, nos quais estão envolvidas pessoas de muita capacidade e dedicação. São médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas e principalmente funcionários conectados diretamente aos diversos processos de produção”.

Com detalhes, Emerson abordará este tema em sua palestra “Gestão de pessoas visando o sucesso da atividade”, que ocorrerá no Interleite Sul 2018, nos dias 09 e 10 de maio, em Chapecó/SC. Sua apresentação compõe o painel “A transformação do leite no Sul do país”.

Breve história da Fazenda Capão da Imbuia

A história da Fazenda Capão da Imbuia deu os primeiros passos nas mãos do avô de Emerson, Sr. Cornélio, em meados de 1950 e nunca mais parou. Emerson sempre trabalhou na propriedade, mas, em 1996, saiu para cursar Ciências Contábeis na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Embalado pelo desejo de voltar à atividade rural, vendeu a sua empresa de contabilidade na qual operou por dez anos, retornando ao campo em 2011.

“A propriedade onde se encontra a atividade hoje, no entanto, foi adquirida em 1999. Até abril de 2014, se dedicava apenas à exploração agrícola. Em 2012 entendemos que era necessário aumentar a escala de produção e para isso construímos toda estrutura de hoje. O projeto passou a ser executado em 2013 e a produção, como já dito, foi iniciada em abril de 2014. A atividade anterior ocorria em uma propriedade menor, com estrutura totalmente depreciada para 90 animais em lactação e em sistema de semiconfinamento. Atualmente, temos capacidade para alojar 400 vacas, totalmente confinadas em sistema de compost barn”.

Para Vriesman, o compost barn utilizado na fazenda anda em consonância com as novas tendências tanto no quesito de bem-estar animal, quanto com a sustentabilidade do sistema. “As vacas vivem mais, têm mais liberdade, mais conforto e menos desafios para produzir. No meu entendimento são mais felizes. E, produzindo mais, com menos esforço, reutilizando materiais como a serragem, poluindo menos, o processo tende a ser mais sustentável, tanto ambientalmente, como social e economicamente”.

Não é a toa que Emerson se figura entre os maiores produtores de leite no Brasil: a produção diária da Capão é de 11 mil litros, com 385 vacas entre lactantes e secas. O plantel total é de 675 animais, somado às novilhas.

O produtor destaca que para produzir uma matéria-prima de qualidade, os cuidados são inúmeros e, no fim, todos eles se conectam. “A pecuária leiteira é amplamente sistêmica e nada funciona se tudo não funcionar bem; uma coisa puxa a outra. Se um processo estiver mal, cedo ou tarde, todos estarão”.

O Interleite Sul parte do princípio de que há um processo de transformação ocorrendo e que o Sul do país é um dos grandes protagonistas. A ideia é que o evento discuta mudanças e divulgue informações por meio das apresentações, discussões e debates a fim de direcionar a produção leiteira na região. A programação está imperdível e pode ser conferida aqui.

Neste link, você garante sua inscrição com desconto > http://www.interleite.com.br/sul/inscricoes

Aproveite para confirmar a sua presença na página do Interleite Sul no Facebook. Por meio dela também serão publicadas novidades sobre o evento! 

Para quaisquer outras informações sobre patrocínio ou dúvidas, envie um e-mail para ana@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199

interleite sul 2018

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.