ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa lança Plano Diretor com metas quantificáveis até 2030

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/11/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Pela primeira vez desde que foi criada, em 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) incluiu em seu VII Plano Diretor, anunciado hoje pelo presidente da estatal, Celso Moretti, metas claras e quantificáveis para a próxima década. As metas foram definidas com base em nove temas prioritários para o trabalho dos pesquisadores e serão monitoradas com indicadores de desempenho.

A Embrapa espera desenvolver até 2030 soluções tecnológicas capazes de reduzir custos para produtores e consumidores, promover a sustentabilidade no campo, agregar valor, elevar a produtividade e a eficiência do uso de insumos, e estimular a inclusão produtiva e incentivar a melhoria de renda e de qualidade de vida na zona rural.

“Não é um documento para ficar guardado, mas um guia permanente para o acompanhamento das ações, definição dos rumos e para o avanço da Embrapa”, afirmou Moretti. O Plano Diretor também envolve a governança da estatal, com ações para tentar reduzir custos e minimizar desperdícios.

Ao todo, são 29 metas dentro de 11 objetivos estratégicos. Na área de sustentabilidade e competitividade, por exemplo, a empresa quer, até 2025, incrementar em 20% o benefício econômico gerado por práticas agropecuárias e tecnologias sustentáveis que reduzem custos e ampliar em 15% a adoção de tecnologias produzidas pela estatal e parceiros que preservem a qualidade nutricional e a segurança ou a vida útil de produtos da agropecuária. Até 2030, o compromisso é aumentar em cerca de 10% a adoção de cultivares de grãos, hortaliças, frutíferas e forrageiras da Embrapa e seus parceiros.

Para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, a Embrapa propõe ampliar em 10 milhões de hectares as áreas de sistemas integrados de produção e recuperação de pastagens que usam suas tecnologias até 2025, ajudando a mitigar 60 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

A empresa também quer disponibilizar sistemas de manejo sustentável de florestas naturais adaptados às cinco regiões brasileiras em cinco anos. Faz parte do plano, ainda, ampliar em 1 milhão de hectares a área de florestas plantadas com sistemas de produção da Embrapa e incrementar em 10% os benefícios econômicos derivados do Zoneamento de Risco Climático (Zarc) até 2030.

Em meio a dificuldades orçamentárias, o documento ressalta que a estatal está atenta à necessidade de ampliar parcerias com o setor produtivo e diversificar as fontes de financiamento para as pesquisas.

Entre as metas nessa área estão aumentar em 10% a receita de produtos oriunda de licenciamentos de ativos tecnológicos da Embrapa até 2023; elevar para 40% a participação de projetos de inovação aberta com o setor produtivo na programação de pesquisa, desenvolvimento e inovação em três anos; e reduzir em 10%, até 2030, os gastos da empresa.

Na área de dados e informações, a Embrapa pretende dobrar, em cinco anos, o número de usuários de plataformas digitais de dados espaço-temporais integrados para o território brasileiro desenvolvidas por ela. Para agregar valor aos produtos agroindustriais, a meta é ampliar em 40% o impacto econômico das soluções tecnológicas relacionadas às boas práticas de produção de pescado, carne, leite e ovos até 2025.

O aumento de 15% no uso de insumos biológicos e a adoção de manejo integrado de pragas desenvolvidos pela Embrapa é outro objetivo até 2030. A bioeconomia, aliás, também é tema de outros compromissos, tais como viabilizar a adoção pelos produtores de cinco soluções tecnológicas alternativas a produtos de base não renovável até 2025; disponibilizar cinco novas matérias-primas renováveis para uso no contexto da bioeconomia até 2030; e viabilizar a incorporação de cinco bioativos e bioinsumos a partir dos recursos genéticos da Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica em dez anos.

Na área digital, a meta é viabilizar a adoção de dez soluções tecnológicas em automação e agricultura digital para as cadeias agropecuárias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros até 2025.

A digitalização também faz parte da meta interna de atualizar e consolidar 100% da infraestrutura de Tecnologia da Informação institucional para permitir amplo uso da ciência de dados e ferramentas de TI nos sistemas de gestão, prospecção e realização de pesquisa e desenvolvimento até 2030, bem como automatizar e interoperar todas as plataformas digitais da estatal.

Fernando Camargo, presidente do Consad e secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, destacou o trabalho coletivo de avaliação e criação do plano e das metas “ousadas, mas pactuadas com o corpo da organização, setor e governo”. Os compromissos, segundo ele, representam uma mudança de paradigma e o amadurecimento da empresa na busca por resultados concretos.

Os objetivos na área de inovação, bioeconomia e digitalização podem colocar a estatal na vanguarda de um “novo salto” na agricultura, ressalta Camargo, e ser um chamariz para novas e rentáveis parcerias com o setor privado. “É uma nova Embrapa, que vê os desafios para a agricultura 4.0, a agricultura do futuro. A empresa foi protagonista na década de 1970 e precisamos que ela participe da revolução digital na agricultura”.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures