FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa coloca em operação primeiro sistema de produção de leite em Compost barn para pesquisa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
4
O campo experimental da Embrapa Gado de Leite passará a contar com um sistema de produção intensiva de leite em Compost barn – estábulo cuja principal característica é possuir uma ‘cama’ de material orgânico que realiza a compostagem das fezes e urina dos animais e proporciona maior conforto.
 
A inauguração do sistema ocorrerá às 10h desta quinta-feira, em Coronel Pacheco-MG, município próximo a Juiz de Fora, onde está localizada a sede da Embrapa Gado de Leite. Entre as presenças confirmadas para o evento estão o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e dirigentes de entidades do setor.
 
Conforto animal
 
O Compost Barn da Embrapa leva o nome de “Vacas e Pessoas Felizes”. "Um animal feliz é bem alimentado, sadio, está num ambiente agradável e é bem tratado", explica o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins. Segundo o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da unidade, Pedro Arcuri, além de promover o bem-estar animal, devido a um ambiente seco e climatizado, também proporciona uma rotina de trabalho mais confortável para produtor e empregados. 
 
“Há muita tecnologia embarcada no sistema que a Embrapa está entregando. Câmeras e diversos sensores monitoram todo o ambiente, fornecendo informações sobre a temperatura, a atividade das vacas, iluminação etc. Nosso foco será a produção de conhecimento”. Tudo isso, segundo Arcuri, favorece o trabalho dos profissionais envolvidos e facilita a tomada de decisão do produtor.
 
A adoção do Compost Barn tem crescido entre os produtores nacionais. Já são mais de dois mil em funcionamento, mas há poucos resultados de pesquisa sobre a tecnologia. O sistema Embrapa tem capacidade para receber 80 vacas das raças Holandês e Girolando. Segundo Arcuri, a estrutura será fonte de pesquisas, gerando indicadores sobre a sua utilização em ambiente tropical, preenchendo uma importante lacuna.
 
Parcerias
 
A Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) é parceira no sistema de produção intensiva de leite da Embrapa. Agora, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) também se torna parceira e será dado início à avaliação genômica, o que irá impactar a predição de animais da raça e também da raça Girolando. Para que este Compost Barn se tornasse realidade, a instituição também contou com uma série de outros parceiros, entre eles empresas como a Microsoft e a TIM e três startups que participaram do Desafio de Startups do Ideas for Milk, provido pela instituição: Cowmed, Onfarm e Bionexus.
 

As informações são da Embrapa Gado de Leite.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint