Emater/RS: produtores seguem preocupados com os custos de produção

Os produtores seguem preocupados com os custos de produção por conta dos altos preços dos insumos e rações.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Com as condições favoráveis de umidade e insolação, as pastagens cultivadas de inverno apresentaram bom desenvolvimento e gradativamente aumentam a disponibilidade para pastejo, embora ainda insuficientes à manutenção da produtividade de leite.

O uso das reservas de feno e de silagem permanece essencial para a maioria dos criadores. As precipitações ocorridas em todas as regiões provocaram barro nas áreas de maior circulação de animais, mas ainda assim não houve registro de contaminação do leite ou de casos de mastite. Além dos cuidados com a presença de parasitos, os produtores estão realizando a vacinação obrigatória preventiva para controle de brucelose nas terneiras entre três e oito meses de idade.

As temperaturas mais baixas proporcionaram bem-estar às matrizes, principalmente as de raças europeias.

Apesar do aumento no valor do preço pago pelo litro do leite, produtores seguem preocupados com os custos de produção por conta dos altos preços dos insumos e rações.

Continua depois da publicidade

Na regional de Ijuí, apesar das baixas temperaturas, os produtores seguem manejando problemas com a incidência de carrapatos, sendo necessário diminuir o intervalo entre as aplicações dos acaricidas e aumentar a rotação entre princípios ativos, a fim de evitar indução de resistência dos carrapatos aos produtos químicos.

 

Comercialização de Leite

De acordo com o levantamento de preços realizado pela Emater/RS-Ascar, o preço médio do litro do leite no Estado ficou em R$ 1,89, aumento de 2,72% em relação ao mês anterior. 

Figura 1

A variação nos preços recebidos pelos produtores deve-se a diferentes variáveis, entre elas o volume comercializado e as bonificações por quantidade e qualidade do leite, de acordo com os parâmetros normatizados para o produto.
 

Preço de leite pago ao produtor

Figura 2

As informações são da Emater/RS, adaptadas pela equipe ao MilkPoint. 

Figura 3

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?