O e-commerce faturou R$ 2,2 bilhões no Dia das Mães em 2019, alta nominal de 5% na comparação ante ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a mensuração do comércio eletrônico brasileiro da Ebit | Nielsen.
O número de pedidos aumentou 20%, para 5,5 milhões, enquanto o tíquete médio registrou retração de 12%, para R$ 402. O levantamento compreende as compras realizadas entre os dias 27 de abril e 11 de maio de 2019. Apesar da maior participação online, os brasileiros estão mais cautelosos nos gastos. Eles procuram manter o orçamento livre de dívidas, deixando para desembolsar mais nas vésperas da data, após pagamento das contas. Este não é um comportamento definitivo, mas um indicador, que será confirmado ou não no decorrer do ano. A dica para o varejista é se preparar para atender de forma criativa essa demanda de última hora no mundo online-conectado.
Segundo as expectativas da Nielsen, o período do Dia das Mães pode corresponder a 3,6% dos R$ 61,2 bilhões previstos em faturamento pelo e-commerce em 2019, sendo a segunda data comemorativa mais importante para o calendário do varejo nacional (perde apenas para Natal, que compreende Black Friday).
“Moda & Acessórios”, “Perfumaria & Cosméticos” e “Casa & Decoração” foram as categorias mais compradas com a intenção de presentear. O ranking do faturamento, por sua vez, foi liderado por “Eletrodomésticos”, “Telefonia/Celulares” e “Casa & Decoração”.
As informações são da Nielsen.