O comportamento do mercado mundial de lácteos nas últimas três temporadas, marcadas pelo efeito da COVID-19 que levou a lockdowns, confinamento das pessoas e mudanças nos hábitos de consumo, foi apresentado em um resumo elaborado pela área de Informação e P&D do Dairy Consortium, com base no Publicação da IDF “Tendências Globais de Marketing: Entendendo as Mudanças no Consumo de Lácteos ao Redor do Mundo”.
A coordenadora desta área, Caterina Juri, explicou que uma das atribuições da área é disponibilizar informação setorial a parceiros, produtores e públicos especializados, tanto da realidade global como nacional. “Isto é vital para atualizar, conhecer e projetar esta atividade nos seus diferentes níveis”.
“Aproximar as pesquisas dos principais centros mundiais voltados ao leite; disponibilizar as informações é de grande ajuda para a tomada de decisões no setor e, principalmente, para rever as tendências de produção e manejo sustentável, bem como as tendências mundiais de consumo”, destaca a agrônoma.
Mudanças no consumo
Esta terceira edição do IDF Global Marketing Trends Study é diferente, explica a coordenadora, à medida que o objetivo principal foi identificar o impacto específico da crise do Covid-19 na procura de produtos lácteos. Este relatório apresenta os resultados de uma pesquisa com especialistas da IDF que fornecem sua própria análise das tendências de mercado em seu país e os principais impulsionadores e barreiras por trás dessas tendências.
Num contexto alimentar interrompido pela epidemia de Covid-19, a generalidade dos mercados lácteos em todo o mundo apresentou uma evolução favorável, particularmente a manteiga e o queijo.
Atender às expectativas e mudanças nos hábitos dos consumidores foi o motor do atual desenvolvimento dos mercados lácteos em quase todas as partes do mundo. No entanto, o crescimento dos mercados lácteos também foi limitado por barreiras econômicas ligadas ao contexto da Covid: a conjuntura econômica desafiadora, o fechamento de fábricas ou lojas, interrupções na cadeia de suprimentos e o enfraquecimento da renda familiar.
Apesar do contexto geralmente favorável, os benefícios dos produtos lácteos foram questionados por determinados grupos/indivíduos. O discurso antilácteos permaneceu presente em muitos países, desenvolvendo tendências que vão contra os lácteos.
Antecipar tendências futuras para produtos lácteos revelou-se positivo em quase todos os países pesquisados, limitados pelo conflito na Ucrânia.
As informações são do Diário Lechero, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.