Em reunião que durou mais de cinco horas na tarde de ontem (terça - feira), o Mapa decidiu flexibilizar as restrições a municípios paranaenses atingidos por suspeitas de aftosa. Desde que foi constatada a suspeita da doença em animais provenientes de quatro municípios do Paraná, o governo federal havia criado uma faixa de 36 cidades que ficaram impedidas de exportar ou transitar animais vivos e carnes para fora da zona.
Com as novas regras, estas restrições valerão apenas para um raio de dez quilômetros das propriedades em que foram encontrados animais com suspeita de aftosa.
A reunião teve a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Gabriel Maciel, e do diretor de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Paraná, Felisberto Queiroz Baptista. Segundo eles, as medidas reduzirão perdas causadas pela regra anterior, que atingia mais produtores da região.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.