O ano de 2022 foi um ano de condições desafiadoras de mercado, caracterizado por alta inflação de custos e outros problemas na cadeia de suprimentos. Muitas empresas listadas publicaram recentemente seus resultados anuais, fornecendo informações sobre seu desempenho.
Foram analisadas seis empresas do Rabobank Global Dairy Top 10: Nestlé, Danone, Fonterra, Royal FrieslandCampina, Arla e Saputo. As principais conclusões são que esses desafios se aplicam a todos, especialmente nos mercados maduros da Europa e da América do Norte.
Durante a pandemia de Covid-19 e antes, os gigantes dos laticínios continuaram a superar o setor em nível operacional, destacando a crescente importância da escala e do acesso direto aos suprimentos de leite. Essas multinacionais puderam ser flexíveis durante os anos de pandemia do Covid-19 e foram capazes de transferir as vendas fora de casa para o varejo ou mudar a produção para categorias de produtos de melhor desempenho.
Isso exemplifica a importância de ter um portfólio diversificado de clientes e produtos. 2021 marcou uma recuperação, mas as condições desafiadoras do mercado, como escassez de mão de obra, interrupções na cadeia de suprimentos e inflação de custos, permaneceram.
O ano de 2022 foi caracterizado por uma significativa inflação de custos em todos os setores. Não é de surpreender que todos os negócios tenham experimentado fortes aumentos de vendas no ano mais recente, principalmente porque repassaram os custos de insumos mais altos aos clientes (alguns dos quais aumentaram mais de 25%).
A capacidade de produzir e vender em grandes volumes está sob pressão, pois nem todos os aumentos de preços podem ser repassados aos clientes. Isso traz desafios a curto e longo prazo.
Mercados/estratégias de crescimento
A indústria de laticínios europeia é um mercado maduro. A demanda no setor europeu de lácteos é relativamente estável e espera-se que isso se mantenha no futuro. Com potencial de crescimento limitado na demanda, existem várias maneiras pelas quais as empresas visam lidar com os desafios de um mercado saturado.
Para os players da Europa (Ocidental), agregar valor é a chave do sucesso, conforme evidenciado por margens acima da média e maior resiliência. Os exemplos demonstram como a origem, a marca, a qualidade do produto e a inovação contribuem para agregar valor.
Por exemplo, um dos maiores produtores de lácteos do mundo, a Danone, oferece uma ampla variedade de produtos com ênfase no valor agregado, incluindo produtos lácteos de marca (frescos) e soluções nutricionais personalizadas (por exemplo, fórmula infantil).
Além disso, as margens são mais cruciais para uma empresa de laticínios listada na bolsa de valores do que para uma empresa familiar ou cooperativa de laticínios. Com um EBIT de 8,2%, esse ainda é o caso em 2022.
Arla, FrieslandCampina e Nestlé também se concentram em marcas de maior valor em suas estratégias (de curto prazo). Mas a inflação continua afetando o comportamento do consumidor, e os clientes estão cada vez mais se afastando das marcas A por causa disso. Será interessante ver como isso se desenrolará ao longo dos próximos anos – especialmente no próximo ano, com a persistência da inflação.
Produção extensiva e sustentabilidade
No maduro mercado europeu de lácteos, a sustentabilidade provavelmente será o principal impulsionador ou diferencial nos próximos anos. Impulsionados por preocupações ambientais, países da Europa Ocidental, como Holanda e Alemanha, já produzem menos leite. Devido a isso, a produção extensiva (quantidades menores) é preferida, já que os rebanhos leiteiros devem diminuir ainda mais e levar a uma diminuição na produção de leite da UE de 0,2% ao ano até 2032.
Também vimos alternativas à base de plantas ganhando força no mercado. No entanto, manter a lucratividade continua sendo um desafio.
Como essas grandes empresas de laticínios podem manter sua posição de liderança?
Outro desafio neste mercado europeu maduro vem de empresas menores. Elas estão obtendo uma participação de mercado maior, ameaçando as empresas maiores, como a Royal A-Ware, que iniciou uma onda de aquisições em 2022 e está ganhando força no mercado.
As empresas menores podem se diferenciar mais do que as maiores porque são mais adaptáveis e podem se posicionar em mercados especializados. Em termos de escala, empresas maiores têm uma vantagem sobre suas contrapartes menores. A escala tem a capacidade de aumentar a eficiência operacional a longo prazo. Mas, dadas as circunstâncias, a vantagem do tamanho parece ser mais um obstáculo. Como resultado, a questão muda para: como e onde posso me beneficiar da minha escala?
As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.