Demanda direciona vendas de soro de leite e lactose
Publicado por: MilkPoint
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A pesquisa feita pela empresa dinamarquesa 3A Business Consulting sobre soro de leite e lactose, que avaliou o mercado de commodities para frações de proteínas do soro do leite com valor agregado e derivados da lactose, sugeriu que os mercados de alimentos estão cada vez mais vendo os produtos de soro de leite e lactose como a forma ideal de obter valor agregado. Além disso, com as indústrias de suplementos dietéticos/nutrição esportiva e nutracêutica, os produtos de soro de leite e lactose estão construindo uma forte demanda.
Comparado com os outros ingredientes lácteos, o soro de leite e suas várias frações, é um dos mais promissores produtos de valor para as indústrias de alimentos e de lácteos. Com os melhores métodos de extração e purificação, as frações do soro do leite podem estender as possibilidades de desenvolvimento do produto com nova nutrição e funcionalidade.
Tradicionalmente, o soro de leite era um subproduto com valor negativo da produção de queijos; mas, nos anos cinqüenta, os Estados Unidos começaram a adicionar valor a este subproduto. Desde então, este ingrediente tem visto um aumento considerável na demanda, notavelmente com o apoio dos mercados de nutrição esportiva e alimentos funcionais, que usam concentrados e isolados de proteína do soro do leite extensivamente.
Assim como alimentos e bebidas funcionais, as frações de soro de leite com valor agregado fizeram sua entrada na Ásia, notavelmente no Japão, primeiro visando suplementos dietéticos e nutrição esportiva, seguido por fórmulas infantis e alimentos.
Os EUA e a Europa vêm em seguida, com as firmas de ingredientes inicialmente mirando a nutrição esportiva e os suplementos dietéticos. Alguns produtos, como concentrado de proteína do soro de leite (whey protein concentrate - WPC), proteína do soro de leite hidrolisada (whey protein hydrolysates - WPH) e proteína de soro de leite isolada (whey protein isolates - WPI) estão agora apresentando taxas de crescimento de 20% ao ano devido a esta maior demanda.
O mercado global para WPC, WPH e WPI foi estimado em 395 mil toneladas em 2004, representando um valor de pouco mais de US$ 1 bilhão. Os EUA permanecem sendo os maiores produtores, com 187 mil toneladas, seguidos pela Europa, com 159 mil toneladas.
A 3A Business Consulting prevê que esta tendência positiva deverá continuar em curto e médio prazo, com a WPC e as frações de proteína do leite mostrando o maior potencial de crescimento. Os galactooligossacarídeos, que agem como ingredientes probióticos, também deverão crescer, como já está ocorrendo no Japão.
Companhias de lácteos como Arla Foods e Milei deverão estar entre as líderes na Europa no mercado de WPC, WPH e WPI, seguidas por Lactalis, Armor Protéines e Royal Friesland/Friesland Foods Domo. A DMV International está atualmente investindo 60 milhões de euros (US$ 70,92 milhões) na área de proteínas do soro de leite e também deverá se tornar líder de mercado no futuro.
Na América do Norte, uma pequena seleção de companhias, como Davisco, Glanbia, Hilmar Cheese, Land O' Lakes e Leprino dominam o mercado de WPC e WPI. Outro importante participante global é a cooperativa neozelandesa Fonterra, que é de longe a companhia dominante nos mercados da Austrália e Nova Zelândia.
Em 24/11/05 - 1 Euro = US$ 1,18210
0,84595 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: FoodNavigator.com (por Anthony Fletcher), adaptado por Equipe MilkPoint
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