Danone se une ao Instituto Pasteur em pesquisa de probióticos lácteos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A companhia de lácteos da França, Danone, está trabalhando com um prestigioso instituto de pesquisa para encontrar novas cepas de bactérias probióticas para os produtos lácteos e para entender mais sobre como essas "bactérias amigáveis" trabalham.

A Danone anunciou que está analisando seus três mil fermentos lácteos, uma coleção construída desde 1919, com a ajuda do Instituto Pasteur. "Nós esperamos encontrar novas cepas probióticas", disse a porta-voz da Danone, Agnès Berthet. Ela disse que não existe uma meta específica, mas que encontrar 10 novas cepas seria bom.

A companhia não informou o custo do projeto, mas disse que está gastando cerca de 130 milhões de euros (US$ 153,21 milhões), ou 1% das vendas líquidas, em pesquisa por ano. A parceria com o Instituto Pasteur começou no ano passado e deverá permanecer por mais três anos.

"O que nós realmente queremos fazer é entender os mecanismos dos probióticos. Nós sabemos seus efeitos, mas não sabemos exatamente o que está acontecendo no organismo".

Ela disse que a Danone recorreu ao Instituto Pasteur porque este está testando métodos que podem ser aplicados a probióticos. O Pasteur é renomado por sua experiência em microbiologia e imunologia.

A diretora-gerente do Instituto Pasteur, Alice Dautry, disse que a parceria com a Danone ajudará o Instituto a entender mais sobre a forma como os probióticos agem. "Nós iremos, desta forma, continuar o trabalho de Elie Metchnikoff, o cientista russo que Louis Pasteur recebeu em 1888, logo na abertura do Instituto, e que foi um dos primeiros a ter interesse na influência das bactérias láticas para a saúde".

Ainda não estão claros quais as áreas de produtores a Danone poderá escolher com as novas cepas, apesar de Berthet ter dito que o mercado para iogurtes, particularmente dos iogurtes de beber, contendo bactérias vivas está crescendo bem.

A Danone pôde conferir isso em primeira mão recentemente, com vendas de seu iogurte probiótico da marca Activia aumentando 30% no terceiro trimestre deste ano. A outra grande marca de probiótico da Danone, Actimel, aumentou as vendas em 15% no mesmo período. A firma de pesquisa de mercado, AC Nielsen, classificou a Actimel como a marca de alimentos de mais rápido crescimento no Reino Unido em 2004.

Em 08/12/05 - 1 Euro = US$ 1,17858
0,84848 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: Dairy Reporter (por Chris Mercer), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?