Danone planeja vender sua participação em laticínio chinês

A Danone está se preparando para vender sua participação em uma empresa de laticínios chinesa para financiar a recompra de ações.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A Danone está se preparando para vender sua participação em uma empresa de laticínios chinesa para financiar a recompra de ações, enquanto tenta aumentar o retorno aos acionistas em meio à pressão de investidores descontentes.

A empresa disse  que planeja vender sua participação na China Mengniu Dairy Co., que tem um valor de mercado de mais de US $ 2 bilhões, ainda este ano. A maior parte dos recursos seria usada para financiar recompras de ações. As ações da Danone subiram até 2,6%.

Continua depois da publicidade

O anúncio vem horas antes de o conselho da empresa se reunir para discutir sua resposta aos apelos de investidores como a Artisan Partners Asset Management Inc. para mudanças na gestão. O presidente e CEO da Danone, Emmanuel Faber, enfrenta demandas para que ele desista de um ou de ambos os cargos na empresa, que lidera desde 2014.

A China Mengniu subiu 1,5% na manhã de segunda-feira (01/03) em meio a uma recuperação mais ampla do mercado em Hong Kong. As ações da empresa, que fabrica leite, sorvete e queijos, valorizaram 54% nos últimos 12 meses.

Faber disseno mês passado a Danone irá alienar ativos que não contribuem para o crescimento lucrativo. O CEO está sob escrutínio depois que as ações da Danone perderam um quarto de seu valor no ano passado. A Bluebell Capital Partners também pediu à empresa para substituí-lo.

Continua depois da publicidade

A empresa adquiriu uma participação na Mengniu pela primeira vez em 2013. Sua participação de 9,8% é atualmente detida indiretamente em um empreendimento com a COFCO Corp., o maior acionista da Mengniu, e primeiro a Danone converterá o investimento em uma participação direta.

O processo de conversão está sujeito à aprovação regulatória e o desinvestimento pode ocorrer em uma ou várias transações, dependendo das condições de mercado, disse a empresa francesa. O valor contábil da participação é de 850 milhões de euros (US $ 1,03 bilhão).

A Mengniu pontuou em um comunicado que respeita a decisão da Danone e que a mudança não afetará seus planos e estratégias de negócios. A mudança vai cortar a participação da COFCO de 31,3% para 21,4%.

A fabricante chinesa de laticínios deverá registrar uma queda de 17% nos lucros em 2020 em meio à interrupção da cadeia de fornecimento e logística da pandemia, após relatar um crescimento de lucro de mais de 30% em 2018 e 2019.

A Danone disse que a China continuará altamente estratégica para a empresa após a venda. A empresa deu início a uma revisão estratégica em outubro, quando também anunciou planos de vender negócios menores, como a marca de proteína em pó Vega, e operações na Argentina.

As informações são do Bloomberg, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?