A Danone encerrou 2021 com o crescimento trimestral de vendas mais rápido em sete anos, aumentando o otimismo sobre as perspectivas do novo CEO, Antoine De Saint-Affrique, de transformar a maior fabricante de iogurte do mundo.
A receita aumentou 6,7% no quarto trimestre em uma base comparável, já que a empresa voltou ao lucro no segundo semestre, disse a Danone na quarta-feira. Os resultados superaram as estimativas dos analistas. “Este foi um bom começo do novo CEO”, escreveu o analista do RBC James Edwardes Jones. “Mesmo o crescimento do volume – muitas vezes o ponto fraco da Danone historicamente – mais ou menos atendeu às expectativas.”
A fabricante do iogurte Activia elevou os preços para compensar os custos mais altos de embalagem, leite e transporte. As empresas de alimentos e bebidas, assoladas pela inflação, vêm alertando para o efeito sobre a lucratividade. A Unilever disse que levará dois anos para sua margem se recuperar e a Heineken disse que a pior inflação em uma década está apertando os orçamentos dos consumidores.
“Este é o nome do jogo para o ano de 2022, que precisamos encontrar o nível certo de preços para combater a inflação ainda mais acelerada”, disse o diretor financeiro, Juergen Esser, a jornalistas. Os custos aumentarão em uma porcentagem baixa até meados deste ano, exigindo aumentos de preços amplos, também na Europa, disse ele posteriormente a analistas.
"Vemos um alto nível de inflação em todas as geografias – um pouco mais nos mercados emergentes, mas ainda um impacto muito forte nos mercados desenvolvidos, na América do Norte e na Europa", disse ele.
A Danone está em uma posição difícil porque seu crescimento de embarques caiu a cada ano desde 2015. À medida que os produtores de bens de consumo aumentam os preços, eles correm o risco de que os compradores comprem menos. A empresa também cortou cerca de 2.000 empregos administrativos no ano passado em um plano para economizar 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão) até 2023.
O CFO disse que um retorno ao crescimento de embarques no quarto trimestre é um bom presságio, dado o risco de que os preços mais altos possam diminuir o consumo. “Essas são boas notícias subjacentes até agora, especialmente na América do Norte, onde já precificamos a maior parte de nosso portfólio”, disse ele. A Danone também elevou os preços nos mercados emergentes. A Danone não forneceu uma previsão para 2022.
De Saint-Affrique, no comando desde setembro, apresentará a nova estratégia da empresa aos investidores em 8 de março. Ele enfrenta a tarefa de recuperar o crescimento das vendas de fórmulas infantis e lácteos, além de reconquistar investidores. “Dobraremos a produtividade”, disse De Saint-Affrique a analistas. “Faremos o que for preciso em termos de preços dentro do razoável. Teremos que gerenciar o equilíbrio entre competitividade e preços.”
O ex-CEO Emmanuel Faber se concentrou em melhorar as credenciais ambientais e sociais da Danone, ao mesmo tempo em que tentava consertar seu negócio de iogurtes. No entanto, a ação perdeu um quarto de seu valor em 2020, o que levou investidores como Artisan Partners Asset Management Inc. a exigir que a empresa se concentrasse mais no negócio. Recentemente, acionistas ativistas vêm montando uma campanha semelhante na Unilever.
As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MillkPoint.