Danone deve focar no valor após Bluebell exigir a substituição do CEO

A Danone anunciou que está focada em agregar valor ao acionista.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Danone anunciou que está focada em agregar valor ao acionista depois que um relatório revelou que a Bluebell Capital Partners comprou uma participação na empresa francesa e está pressionando por mudanças de governança.

Um relatório da revista de negócios francesa Challenges, revelou que a Bluebell comprou ações da Danone no final do ano passado e, desde então, enviou uma carta à administração pedindo uma revisão da governança e estratégia da empresa.

Continua depois da publicidade

O fundo ativista com sede em Londres pediu que as funções de presidente e CEO sejam divididas e pediu ao atual presidente e CEO Emmanuel Faber que renuncie. A Danone não comentou sobre a posição de Faber.

Em uma declaração enviada por e-mail à FoodBev em resposta ao relatório da Challenges, um porta-voz da Danone disse: “Valorizamos o diálogo construtivo com todos os nossos acionistas. A equipe de liderança da Danone está altamente focada em fornecer valor sustentável de longo prazo para nossos acionistas.”

Para entregar resultados mais lucrativos, a Danone anunciou uma grande reorganização do negócio e até 2.000 cortes de pessoal em novembro. A empresa revelou planos de agrupar os seus três negócios (lácteos e produtos vegetais, nutrição especializada e água) por área geográfica. O dono da Evian and Volvic vinha testemunhando um declínio nas vendas em sua unidade de águas, que sofreu durante o lockdown.

Continua depois da publicidade

“A primeira fase deste plano inclui um plano de adaptação ambicioso para retornar a Danone ao crescimento lucrativo em menos de 12 meses, logo no segundo semestre de 2021 e para que nossa margem operacional recorrente retorne aos níveis anteriores à Covid em mais de 15% até 2022”, disse a Danone em um comunicado enviado por e-mail.

“Em 14 de dezembro, também anunciamos planos para reforçar nossa governança, criando um novo Comitê de Estratégia e Transformação para auxiliar na supervisão do plano estratégico em evolução para a empresa.”

A empresa também anunciou a saída da CFO Cecile Cabanis. No entanto, a Reuters informou que ela havia sido nomeada para a função recém-criada de vice-presidente não executiva.

Enquanto isso, a Danone disse à FoodBev que sua “equipe de liderança espera compartilhar elementos adicionais do plano em atualizações subsequentes para investidores”.

As informações são do FoodBev.com, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?