Em um evento de mercado de capitais, o CEO da Danone, Antoine de Saint-Affrique, juntamente com uma equipe de liderança fortalecida, apresentou o novo plano estratégico da Danone, chamado Renew Danone.
O plano visa permitir que a Danone se reconecte a um modelo de crescimento lucrativo sustentável, com entrega facilitada por um maior alinhamento entre propósito e desempenho.
Nos últimos seis meses, de Saint-Affrique concluiu uma revisão da Danone com o objetivo de restaurar o crescimento e impulsionar a criação de valor. Ele disse que a análise mostrou que a empresa se beneficia de um forte portfólio de marcas – globais e locais, posições de liderança e uma exposição geográfica equilibrada a mercados desenvolvidos e emergentes.
A revisão também confirmou o valor do compromisso da Danone com o desempenho e responsabilidade social e ambiental, e suas raízes pioneiras em proporcionar às pessoas acesso à saúde por meio da alimentação. No entanto, a revisão também observou o desempenho histórico inferior da Danone em comparação com seus mercados, o que pode ser atribuído à falta de foco em seu portfólio principal, esforços de inovação tardios e subescala, execução inconsistente e baixos investimentos.
Nesse contexto, e sob a supervisão do conselho de administração da Danone, de Saint-Affrique e o comitê executivo construíram um plano que visa restaurar o desempenho, a competitividade e a criação de valor da Danone no longo prazo.
O plano é construído em quatro pilares estratégicos:
- Restauração da competitividade da Danone nas principais categorias e geografias;
- Ampliação seletiva da presença da Danone, em termos de segmentos, canais e geografias;
- Semeadura ativa de avenidas de crescimento futuro;
- Rotação de carteira ativa.
A Danone disse que a entrega do plano será facilitada por um maior alinhamento entre propósito e desempenho, colocando o consumidor e o cliente no centro de tudo o que a Danone faz. A empresa restaurará a paixão pela execução, uma disciplina mais forte na alocação de capital e um maior senso de urgência em aproveitar oportunidades e lidar com problemas.
Com base nisso, a Danone anuncia um novo conjunto de metas para o período 2022-2024.
Relatou que 2022 será um ano fundamental com crescimento de vendas like-for-like (métrica de crescimento ajustada que inclui receitas geradas por lojas ou produtos com características semelhantes, omitindo quaisquer diferenças distintas que possam distorcer os números) liderado pelo preço entre 3 e 5% e uma margem operacional recorrente acima de 12%, assumindo o reinvestimento de 100% das economias da Local First, uma produtividade maior do que no ano passado e um nível de inflação de custo de insumos baixo a médio (com base nas atuais premissas macroeconômicas).
Para 2023-2024, a ambição de crescimento lucrativo significa um crescimento de vendas like-for-like entre 3 e 5%, com receita operacional recorrente crescendo mais rapidamente do que as vendas líquidas like-for-like.
Outra meta é a criação de valor sustentável e retorno para os acionistas, com melhoria sequencial do ROIC ao longo do período suportada pela disciplina de alocação de capital, rotação de portfólio atingindo cerca de 10% das vendas líquidas, um pacote anual de investimentos equivalente a um máximo de 4,5% das vendas líquidas e melhoria adicional do capital de giro.
O inimigo final é a política financeira disciplinada, com um balanço saudável, com uma relação dívida líquida/EBITDA abaixo de 3x e dividendos anuais estáveis ou crescentes.
Gilles Schnepp, presidente da Danone, disse: “Hoje é um marco importante para a Danone. Temos um novo CEO, uma nova estratégia e um objetivo claro: acelerar o crescimento orgânico para restaurar a criação de valor sustentável. O plano “Renew Danone” conta com o apoio unânime do conselho e fornece à empresa uma bússola clara. “Complementando essa estratégia está o programa de renovação do Conselho que iniciamos em julho do ano passado. Até abril de 2023, completaremos a renovação do Conselho com novos líderes seniores da indústria e negócios para garantir que ela inclua a combinação certa de capacidades, perspectivas e experiências para apoiar o sucesso de longo prazo da Danone. Quero agradecer aos atuais conselheiros: eles demonstraram grande senso de responsabilidade e interesse coletivo, e criaram as condições para que a Danone entrasse solidamente nesta nova fase. A estratégia definida hoje por Antoine é mais um passo na evolução da Danone. Com base nas fortes raízes da Danone, o plano estabelece as bases para reorientar nossos negócios no crescimento, ao mesmo tempo em que cria retornos sustentáveis para nossos acionistas e todas as partes interessadas”.
O CEO de Saint-Affrique disse: “O Renew Danone tem tudo a ver com criar as condições para um crescimento sustentável e competitivo e, em seguida, entregar consistentemente de uma forma que crie valor sustentável para todos. A Danone é uma empresa única, com uma cultura ancorada em uma visão que combina empreendedorismo e responsabilidade. É uma empresa com marcas icônicas locais e globais, atuando em categorias em crescimento e em tendência. A Danone tem liderado o caminho em muitos campos: branding, inovação, desenvolvimento de pessoas e sustentabilidade. Mas também estamos com desempenho inferior em nossos mercados há algum tempo e temos muito em que podemos melhorar. No curto prazo, temos que cuidar melhor do nosso core, com foco renovado na ótima execução e forte inovação. Enfrentaremos nossos problemas com maior velocidade e sem compromisso, mas também garantiremos que aproveitemos melhor nossos pontos fortes reais.”
“Primeiro devemos vencer onde estamos. Também temos a oportunidade de expandir nossas marcas em lugares onde deveriam estar. Isso, combinado com o gerenciamento ativo de portfólio, nos trará de volta à corrida. Paralelamente, começaremos a semear para o futuro com a ambição de superar os nossos mercados", afirma o CEO e complementa enfatizando a paixão pela marca: "Nada disso pode ser alcançado sem a paixão dos Danoners. Com base em nosso valor, queremos reviver uma cultura onde desempenho e sustentabilidade andam de mãos dadas e onde você vê o melhor de ser local e global se unindo. Queremos que a Danone seja conhecida por ser o lar de grandes talentos e grandes marcas, e sinônimo de grande inovação e grande execução. Estamos embarcando em uma jornada de renovação com um destino digno: trazer a Danone de volta para onde ela pertence.”
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.