É isso mesmo, a espera acabou! Nesta quarta-feira (17/11) começou o Dairy Vision 2021, um dos principais fóruns de discussão sobre as pautas da cadeia láctea mundial: mercado, comportamentos de consumo, sustentabilidade, novos negócios, tendências, indústria 4.0 e estratégias competitivas.
Este ano entre os dias 17, 18, 23 e 24 de novembro, com 32 palestras de palestrantes de 11 países, divididas em 5 painéis temáticos, a proposta do Dairy Vision 2021 é enxergar oportunidades em um mundo incerto e de mudanças. Buscaremos respostas para nos antecipar ao futuro do leite e nos planejarmos melhor com boas informações com quem entende do assunto.
Em nosso primeiro encontro (17/11), nosso foco serão as oportunidades e desafios que temos a frente no mercado do leite. O que está por vir? Quais serão os novos desafios e oportunidades para o leite? Onde estamos e o que isso representa? Em busca de esclarecer esses e outros questionamentos, teremos como palestrantes:
- Paulo do Carmo Martins, Embrapa Gado de Leite (BR), Os principais desafios e oportunidades que o setor lácteo brasileiro tem à frente
- Christian Koch, Professor na School of Economics and Marketing, Lund University (SE), Quatro cenários possíveis para a indústria láctea
- Kevin Bellamy, Global Sector Head no Rabobank (NL), Os alimentos lácteos têm um futuro brilhante?
- Julian Mellentin, Fundador da New Nutrition Business (FR), Bebidas à base de plantas e alimentos de laboratório: até que ponto os lácteos podem ser afetados?
- Marcelo Leitão, Arla Foods Ingredients (BR), Sustentabilidade: reaproveitamento de soro ácido para gerar novos negócios
- Lukasz Wyrzykowski, Diretor Geral do IFCN (DE), É possível atingir a neutralidade de carbono no setor lácteo?
No segundo dia de evento (18/11), teremos dois painéis temáticos. O primeiro será sobre inovações: por que e como inovar em um mundo de mudanças? Vivemos em um mundo de grandes e constantes mudanças e transformações, por isso podemos nos questionar: as inovações atuais atenderão as demandas futuras? Parar gerar insights e fomentar o assunto, contaremos com:
- Carolina Sevciuc, Digital Transformation & Innovation & Sustainability na Nestlé (BR), A transformação digital e a inovação aberta na Nestlé
- Sebastiano Porretta, Pesquisador na SSICA (IT), Desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos com base no consumidor: uma mudança de paradigmas
- Rune Joergensen, Chr. Hansen (DK), Viabilizando um sistema alimentar sustentável
- Marcelo Pereira de Carvalho, CEO do MilkPoint e Co-Fundador do AgTech Garage (BR), Como ter sucesso em uma estratégia de inovação aberta
No terceiro painel, abordaremos novos negócios na cadeia do leite, desde investimentos, startups até propostas de valor que atendam a demanda do consumidor. Vamos pensar fora da caixinha, fora do tradicional. Para isso, teremos as seguintes palestras:
- Luis Fernando Laranja da Fonseca, Fundador da Guaraci Agropastoril (BR), NoCarbon: o primeiro leite brasileiro neutro em carbono
- Leandro Campos, Analista de negócios de Agribusiness na Engineering Brasil (BR), Colaboração e Conectividade na Cadeia Produtiva do Leite
- Rafael Abad, CEO e Fundador da Keiff Kefir (BR), Lácteos e produtos baseados na saúde: o exemplo da Keiff Kefir
- Rafaela Gontijo Lenz, CEO na Nuu Alimentos (BR), Indústria Carbono Neutro - como produzir alimentos regenerativos no setor lácteo
- Rodrigo Studart, CEO e Fundador da Lowko Sorvetes (BR), Como escalar uma startup de alimentos
- Kieran Gartlan, The Yield Lab (US), Os direcionadores da inovação no setor de alimentos e a visão do investidor
Dia (23/11), o quarto dia de evento será um olhar especial voltado para a indústria do leite brasileira. Abordaremos comportamentos de consumo, lácteos e bem-estar, ciência, impactos da nova rotulagem, casos de sucesso de cooperativas de leite, mercado de queijos, bem como uma visão macro dos desafios e oportunidades da indústria láctea no Brasil. Neste painel, nosso time será composto por:
- Maikel Grasel, UltraChesse, Consolidação no mercado de queijos: desafios e oportunidades
- Virginia Traldi e Pedro Tatoni, Kerry Latam, De olho no Rótulo - A nova norma sobre rotulagem nutricional e seu impacto em lácteos
- Renato Greidanus, presidente da Frísia, Unium: um caso de sucesso entre as cooperativas de leite
- Bruno Martins Silva, sócio da Arlon Latin America, Os lácteos são ainda atrativos para o mercado de investimentos
- Valter Galan, sócio do MilkPoint Mercado, Desafios atuais e futuros da indústria láctea no Brasil
- Kennya Siqueira, pesquisadora na Embrapa Gado de Leite, Na era do consumidor: uma visão do mercado lácteo brasileiro
- Paulo Henrique Fonseca da Silva, Professor na UFJF, Lácteos e ciência, nutrição e saúde: oportunidades para o setor
- Adriano Rangel, Professor na UFRN, Produtos lácteos e o sistema imunológico: novos desenvolvimentos e oportunidades
Em nosso último encontro (24/11), vamos trazer diferentes cases de sucesso do setor lácteo de diferentes partes do mundo. A ideia é explorar diferentes visões para inseri-las em nossa realidade. Confira abaixo a programação deste painel:
- Maria Ines Rimond, Consultora Innovar Agro (AR), Reduzindo a distância entre produtores e consumidores
- Bel Lavratti, Consultora Sênior da HMT (CH), Uma metodologia para criar a estória de sua empresa: os segredos por trás do reposicionamento da Oatly
- Eduardo Vasconcelos, Diretor de Compras da Bel Fromageries (PT), O projeto Terra Nostra nos Açores: como estamos 4 anos depois?
- Ken McCarty, McCarty Family Farms (US), Produzindo leite para o consumidor do futuro
- Luis Eduardo Ramirez, Tetra Pak Brasil (BR), Engajamento do consumidor digital em 2021
- Gregory Filho, Euromonitor International (BR), O impacto da alimentação plant-based no mercado de leites e derivados
- Tim Taylor, CEO na Vyla (US), Como atender às necessidades do consumidor através da transparência e da gestão de dados
- Leonardo Gondim, Diretor de Marketing & Tecnologia Latam South na Cargill (BR), As mudanças no mundo e como a proteína animal deve se adaptar
- Roberta Züge, Ceres Qualidade (NL), Como ter o consumidor ao nosso lado: o exemplo da Europa
Realmente, o Dairy Vision 2021 está imperdível, com um programa completo e amplo do setor mundial de lácteos. Ainda não se inscreveu? Corre que ainda dá tempo! Clique aqui e faça agora sua inscrição. Vamos juntos?