ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dairy Vision 2019: "o consumidor mudou mais rápido que a percepção da indústria"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/11/2019

3 MIN DE LEITURA

0
3

O primeiro painel do Dairy Vision 2019, evento que está ocorrendo entre os dias 26 e 27/11 na Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, teve como tema central a “Visão geral do mercado regional”. As discussões giraram em torno de dois assuntos principais: tendência de consumo de lácteos e perspectivas de mercado para o produtor e indústria. O público conferiu apresentações feitas por grandes nomes no assunto: Thiago Torelli, da Nielsen; Ariel Londinsky, da Fepale; Rami Goldfajn, da McKinsey; Valter Galan, do MilkPoint Mercado e Andrés Padilla, do Rabobank.

É consenso que o ano de 2019 foi bastante desafiador para a indústria láctea, visto que as expectativas eram altas e a economia do país não foi correspondente, impactando diretamente no consumo. Produtos lácteos com valor agregado (como requeijão, cream cheese, leite fermentado, entre outros), que são extremamente elásticos, logo, foram responsáveis pela retração na cesta de lácteos. Mas essa retração não foi necessariamente apenas em volume consumido, mas também em valor. Ou seja, forçados pela economia ruim, os consumidores acabaram experimentando marcas mais baratas e viram que estas ofereciam uma qualidade satisfatória, e, mesmo com a economia se recuperando, não voltaram para os produtos mais caros. Assim, foi observada uma grande queda na fidelidade às marcas, com os consumidores bem mais abertos a experimentar produtos diferentes.

Essa abertura não se restringiu apenas às marcas novas, mas também a produtos diferenciados e que apresentassem um melhor custo benefício, como embalagens com volume menor para as famílias, por exemplo. Na onda de produtos diferenciados, tem sido observado no Brasil e no mundo uma constante busca por saudabilidade. Segundo dados de pesquisa da McKinsey, 47% dos brasileiros buscaram ter uma alimentação mais saudável no último ano. Além disso, observou-se um aumento na leitura de rótulos, busca por produtos orgânicos, menos processados, locais e rastreáveis. Essas mudanças no consumo foram muito repentinas e observa-se uma dificuldade da indústria em acompanhá-las, como foi salientado por Marcelo Pereira de Carvalo, CEO da AgriPoint e moderador do painel, e por Andrés Padilla.

O albúm de fotos do evento já está disponível no Facebook do MilkPoint. Corra lá para conferir! 

Em relação aos lácteos, especificamente, observa-se um considerável número de pessoas experimentando possíveis substitutos. Dentre os motivos que as levam a fazer isso, destaca-se, surpreendentemente, a curiosidade e a necessidade de uma experiência nova. Então, fica a questão: será que essa experiência não pode ser proporcionada pelos próprios lácteos? Outras motivações para o consumo de substitutos são saúde, preocupação com meio ambiente, bem-estar animal e intolerância à lactose.

Essa grande mudança no comportamento do consumidor foi atribuída à busca por informação, sobretudo na internet, por meio dos aparelhos mobiles (celulares). Apesar disso, destacou Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint e moderador do painel, “o consumidor nunca teve tanta informação disponível, mas paradoxalmente nunca esteve tão mal informado”.

Sobre perspectivas para o mercado de 2020, Valter Galan expôs que as previsões são de ligeira recuperação da economia. Por outro lado, o preço dos grãos (milho e soja) estará mais elevado no próximo ano, aumentando o custo de produção de leite. Ainda assim, prevê-se um incremento de 3% na produção do país e o cenário é de uma breve recuperação da demanda. Andrés Padilla, contudo, acredita que o mercado lácteo continuará desafiador e que, mesmo com a recuperação da economia, o consumo não deve acompanhar esse aumento linearmente.

Veja aqui as demais matérias sobre o evento:

Dairy Vision 2019: "inovação é criar algo que, depois de descoberto, não se pode viver sem"

Dairy Vision 2019: "o setor lácteo deve assumir responsabilidade de comunicar como está produzindo"

Dairy Vision 2019: o futuro à frente

 

Dairy Vision 2019

O Dairy Vision 2019 foi realizado em Campinas/SP, com a presença de 343 líderes da índustria láctea brasileira e internacional. O evento é hoje um dos melhores e maiores fóruns que trata de estratégia, inovação e tendências para o setor lácteo no mundo e só foi possível graças à parceria com diversas empresas do setor. A Equipe AgriPoint agradece a confiança e aproveita para anunciar que a data do evento em 2020 já está definida: será nos dias 24 e 25 de novembro na Expo Dom Pedro, em Campinas/SP. Anote na agenda e nos vemos lá! wink

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures