ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dairy Vision 2019, alimentos e experiência digital: o mundo da realidade aumentada

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2019

4 MIN DE LEITURA

0
3

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas têm apostado em estratégias inovadoras para ganhar e manter clientes, agregando o máximo de valor possível às marcas. Neste contexto, uma tecnologia que vem ganhando espaço é a realidade aumentada. Mas, afinal, do que ela se trata?

A realidade aumentada tem como objetivo unir os mundos real e virtual a fim de proporcionar uma experiência única ao consumidor. Por meio de um dispositivo eletrônico com câmera, o usuário pode interagir na tela, em tempo real, com o cenário local combinado a elementos virtuais.

A Flex Interativa é uma empresa brasileira que trabalha com esse tipo de tecnologia e para contar com detalhes sobre esse mercado, o seu Diretor Comercial e Fundador, Fernando Godoy, será um dos palestrantes do Dairy Vision 2019, evento que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro em Campinas/SP.

Sua palestra terá como tema “Realidade aumentada nas embalagens: panorama atual e para onde caminhamos”, no painel “O futuro à frente”. Além de palestrar no evento, em novembro, Fernando concedeu a AgriPoint uma entrevista exclusiva.

História e mudanças

Atuando desde 1999, a Flex passou por todas as ondas da internet, desde software house (empresas que desenvolvem e comercializam programas de computador) até agência digital (empresas que prestam serviço na área de internet). Em 2019, então, a empresa completará duas décadas de existência. Porém, há cinco anos, resolveu mudar a direção e passou a apostar em experiências digitais inovadoras, por meio da realidade aumentada, virtual e mista.

Segundo Fernando, isso se deu porque notaram que o consumidor estava buscando novas formas de interagir e aprender com os produtos, quer seja em casa, no ponto de venda ou em um evento. Assim, passaram a utilizar essas tecnologias como uma nova forma de comunicação.

Realidade aumentada em embalagens

Quando esse tipo de artifício (a realidade aumentada) é empregue em embalagens, a ferramenta permite que o consumidor interaja com o produto que irá comprar. “A embalagem é fundamental para atrair atenção e informar o cliente. Podem ser colocadas informações sobre a funcionalidade do produto, modo de uso, descarte, indicações, contraindicações, depoimentos, além de vídeos, animações 3D e games. Porém, tudo isto só é possível com a utilização da realidade aumentada”, disse.

Além disso, mais do que atrair, é importante reter a atenção do público. Com auxílio dessa ferramenta consegue-se aumentar o tempo de retenção, permitindo que transcorra o intervalo necessário até que o consumidor entenda a proposta do produto vendido.

Não demorou para essa tecnologia chegar ao ramo das embalagens alimentícias, fazendo jus ao famoso ditado popular: “come-se primeiro com os olhos”. Fernando deu vários exemplos de como eles passaram a usufruir da realidade aumentada para melhorar a interação do consumidor com os alimentos.

“Utilizamos em vários projetos para a Nestlé. O primeiro deles foi a volta dos chocolates Surpresa. Lançamos o aplicativo para a Páscoa 2019 e foi um sucesso! Recentemente lançamos também o Ninho, no qual a realidade aumentada permite que pais e filhos interajam e aprendam juntos. Além disso, houve também o projeto inovador do Nescau, junto com o jogador Falcão, do futsal”.

O fundador da empresa explicou que o intuito é sempre informar melhor o consumidor, ampliando de forma exponencial a comunicação entre marca e cliente.

De acordo com ele, essa experiência com a Nestlé foi extremamente positiva e atualmente eles têm três projetos lançados e dois em desenvolvimento. Logo, Fernando acredita que as perspectivas do emprego da realidade aumentada em lácteos é bastante promissora. Ele destacou que “o número de downloads do aplicativo lançado com a Nestlé bateu recordes, diversas matérias na imprensa destacaram o aspecto positivo das embalagens e os vídeos postados pelos próprios consumidores viralizaram nas redes sociais”.

Futuro

O Diretor Comercial da Flex contou ainda que uma plataforma criada em parceria com a International Business Machines Corporation (IBM) está praticamente saindo do forno. Ela integrará realidade aumentada e inteligência artificial, por meio do Watson (plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios).

“Isto vai agregar um valor enorme tanto para o consumidor quanto para a marca. Pela primeira vez o cliente vai poder fazer qualquer pergunta para um produto e ter a resposta em tempo real, incluindo animações em realidade aumentada”, contou.

Ele explicou ainda que todos os dados gerados serão armazenados na nuvem e ficarão à disposição da empresa para que ela faça os devidos ajustes no produto, caso necessário. Feedbacks positivos, negativos e dúvidas serão apresentados em um dashboard (relatório de andamento).

“O índice de retenção das marcas que utilizarem estas inovações disruptivas ao seu favor irá para um patamar jamais imaginado”, concluiu.

O setor lácteo passa por profundas transformações no Brasil e no mundo. Estas transformações têm diversas vertentes e carregam como consequência um cenário difuso, em que não se pode mais classificar o setor como algo uniforme: certamente haverá vários “setores” dentro do que se convencionou chamar de indústria de laticínios, com rentabilidades, perspectivas e crescimento muito distintos. A transformação passa por diversos pilares, podendo-se destacar: protagonismo crescente do consumidor, novas tecnologias e inovação aberta. O Dairy Vision é o evento mais exclusivo do setor no Brasil e um dos principais do mundo. A cada ano, cresce em número de participantes e empresas, sinal de que a proposta do evento é vencedora. Serão mais de 20 apresentações e debates com um único objetivo: dar uma oportunidade concreta para que os executivos tenham insights relevantes, daqueles que podem mudar o rumo de seus negócios. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures