ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Curiosidades: prepare o estômago, pois esse tipo raro de queijo é infestado por larvas vivas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/01/2019

1 MIN DE LEITURA

0
2

Muitos queijos são chamados ilustrativamente de “podres” por seus fortes odores e sabores intensos. Há, porém, um queijo produzido na região da Sardenha, na Itália, ao qual tal denominação é realmente literal: seu nome, Casu Marzu, quer dizer “queijo podre” em sardo. Seu apelido popular, porém, ilustra ainda melhor o motivo pelo qual esse queijo é conhecido como “o mais perigoso” do mundo: o queijo podre da Sardenha é popularmente chamado de “queijo de verme”.


O “queijo podre” da Sardenha

Sim, é isso mesmo que o apelido sugere: o sabor peculiar, forte e picante, assim como sua textura cremosa, vem do emprego de larvas vivas de mosca em sua maturação. Derivado do queijo Pecorino, o Casu Marzu vai além da fermentação, chegando a um estágio de quase decomposição, produzido pela ação digestiva das milhares de larvas da mosca-do-queijo, colocadas deliberadamente no queijo. Ao longo de 2 a 3 meses, as larvas comem o queijo e depois o excretam novamente – e assim nasce o Casu Marzu. Quem prova garante que o sabor é inigualável, mas há casos de infecções extremas.

Não é por acaso, portanto, que esse queijo é hoje proibido, sendo produzido na região somente para consumo próprio. Os produtores locais garantem que a larva não continua a viver dentro de quem consome o queijo – e o consumo de eventuais larvas mortas é considerado ainda mais tóxico.

Segundo consta, porém, o queijo mais perigoso do mundo pode ser adquirido em mercados ilegais da Sardenha por preços exorbitantes. Pensando bem, para correr tal risco, o sabor há de ser realmente delicioso. Alguém tem coragem?

Confira o vídeo abaixo que conta um pouco mais sobre esse tipo de queijo:

As informações são do Hypeness. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint