ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Coronavírus: crise pode levar à diminuição no número de pequenos produtores e indústrias menores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/04/2020

1 MIN DE LEITURA

2
0

A concentração da produção e da industrialização do leite, um fenômeno que já vem ocorrendo na última década, deverá aumentar ainda mais com as dificuldades que o setor encontrará com a pandemia do coronavírus.

O Brasil está um pouco mais atrasado nesse processo de concentração do que outros grandes produtores de leite como Nova Zelândia e Estados Unidos.

Esse processo, porém, poderá ser acelerado com o cenário atual, havendo uma redução no número de pequenos produtores e de indústrias de menor porte. Não está descartada, inclusive, fusões entre grandes do setor.

É o que prevê Glauco Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite. Mas ele destaca que o mundo vive algo sem parâmetros. Por isso, fica difícil uma previsão das consequências dessa pandemia.

Um dos problemas mais graves, tanto para a indústria como para o produtor, será a perda de renda dos consumidores. A demanda menor por lácteos afeta os preços da indústria, que leva o problema para o campo, remunerando menos o produtor. Pode haver ruptura e desestabilização da cadeia.

Carvalho acredita, no entanto, que indústrias e produtores vão achar novos caminhos. No caso da indústria, algumas vão ser obrigadas a mudar o mix de produção. Já os produtores terão de buscar novos meios de produção, principalmente com redução de custos.

Até o momento, contudo, o setor não foi muito afetado pelos efeitos do coronavírus. A primeira reação do consumidor foi fazer estoques, elevando os preços do leite no atacado e no varejo, afirma ele.

Atualmente, as compras já estão mais controladas e os preços começam a recuar no varejo. O mais preocupante, na visão do pesquisador, será a perda de capacidade de produção dos laticínios e queijarias e dos produtores.

Enquanto essas indústrias, ao reduzirem as atividades, deixarão de adquirir o leite, os produtores, sem receitas, vão começar a abater as vacas.

A crise não é boa para o setor, mas Carvalho acredita que essas dificuldades farão produtores, cooperativas e indústrias melhorarem a gestão e superarem esse desafio.

As informações são da Folha de São Paulo.

Leia também: 

EUA: por que os produtores estão descartando leite?

EUA: que soluções a indústria de laticínios está propondo para contornar a crise?

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARISTELA NICOLELLIS

ITAPETININGA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/04/2020

Futuro incerto e muito desesperançoso para os pequenos, como sempre! Parece que a pandemia vem para fortalecer as grandes indústrias de alimentos que produzem com base de 100% no lucro, sem levar em consideração a cadeia como um todo. O mundo clama por mudanças drásticas na cadeia de alimentos. Que esta lição abra os olhos da humanidade!
EDUARDO GERALDINI

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/04/2020

Depois de tudo passado...se passarmos, e se agirmos como o vírus frente aos grandes, nada será como antes.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures