Crédito de carbono: alternativa para grandes rebanhos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A utilização de biodigestores pode ser uma alternativa interessante para rebanhos leiteiros, ao gerar energia e fertilizante, além de reduzir a poluição ambiental. Agora, há a possibilidade de receita adicional, principalmente para grandes rebanhos, através da comercialização de créditos de carbono, de acordo com o protocolo de Kyoto.

Segundo Josefa Garzillo, gerente de agregação da empresa irlandesa Agcert, que trabalha com a redução da emissão de gases que contribuem para a redução do efeito estufa, crédito de carbono é uma espécie de moeda ambiental, que pode ser obtida de várias formas, como através de um biodigestor em fazendas de produção animal.

Uma vaca gera em torno de cinco créditos por ano, segundo Garzillo, e cada tonelada métrica de gás carbônico equivale a um crédito, ou seja, cada vaca gera em torno de 5 toneladas métricas por ano. Segundo a assessoria de imprensa da Agcert, cada crédito de carbono vale por volta de 9 euros (US$ 10,7) e o produtor recebe em torno de 10% deste valor.

Já Fernando Machado, diretor de investimento da Ecoinvest, outra empresa que atua no segmento, afirma que cada crédito de carbono é negociado por volta de 7 a 10 dólares. Mas, ambas as empresas explicam que tanto este valor pago quanto o valor recebido pelo produtor depende de inúmeros fatores, como por exemplo, de que forma é gerado este crédito, onde é gerado, tamanho do rebanho, entre outros.

Tanto a Agcert quanto a Ecoinvest firmam um acordo de 10 anos com os produtores e assumem todas as responsabilidades quanto à instalação dos biodigestores, manutenção e toda a documentação exigida pela ONU para a venda de créditos de carbono. Ou seja, o investimento inicial do produtor é nulo.

Hoje, segundo Garzillo, a empresa trabalha com suínos e produtores de leite que possuam um rebanho acima de 500 animais em um sistema intensivo. "Projetos para gado de corte estão sendo elaborados", completa. Já a Ecoinvest, segundo Machado, trabalha tanto com suínos quanto com gado de corte e estão iniciando negociações com produtores de leite acima de 1000 vacas em lactação. Joice Rodrigues, da Equipe MilkPoint

1 US Dollar = 0.84177 Euro
1 Euro (EUR) = 1.18798 US Dollar
(Fonte: Oanda.com)
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?