ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativa Languiru lança programa de suporte aos produtores de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/01/2022

2 MIN DE LEITURA

0
1

Na manhã da última sexta-feira (14/01), aconteceu o lançamento oficial do programa Pró-leite da Cooperativa Languiru. O anunciou ocorreu em evento realizado no Salão Social da Associação dos Funcionários, em Teutônia. O plano de suporte aos produtores de leite tem foco no desenvolvimento da cadeia leiteira.

Segundo o presidente da Cooperativa, Dirceu Bayer, o programa surge justamente num período em que os produtores tem enfrentado sérias dificuldades em razão da estiagem. A estimativa é que o Rio Grande do Sul tenha perdido cerca de 50% dos seus produtores de leite nos últimos anos. O número também é refletido no cenário regional.

“Nós tivemos a ideia de reforçar esses programas em razão da atual situação que se encontra o produtor de leite. A frustração de safras atingiu especialmente esses produtores e eles chegam a ter agora preocupação com a própria alimentação do rebanho. Em função da estiagem, as lavouras foram praticamente perdidas e o produtor esta desamparado”, relata.

Atualmente, a cooperativa conta com seis mil associados e cerca de 95% deles são produtores de leite, o que representa cerca de 450 mil litros de leite produzidos diariamente. Com o programa, a Languiru irá incrementar uma série de novos quesitos para a remuneração do produtor, além dos já existentes, gerando um incremento aproximado de R$ 800 mil por mês no campo.

Se alcançar a maior faixa de desempenho, o produtor pode agregar cerca de 15% no valor médio que vem recebendo pelo litro de leite. Inicialmente, o Pró-Leite terá duração de seis meses, podendo ser postergado após o término do período. Além disto, a cooperativa ainda busca aumentar o seu mix de produtos em 2022, construindo uma queijaria própria.

“Nós estamos implantando este projeto dentro do nosso princípio de agregar valor a matéria-prima. No leite, infelizmente, a nossa dependência é muito grande ainda do leite UHT. No RS nós somos o maior fornecedor de leite UHT, mas isso não se traduz naturalmente num acerto. Precisamos agregar valor ao produto, pois o UHT nos dá resultado durante metade do ano e a outra metade nos dá prejuízo”, pontua.

 

Expansão para o Vale do Rio Pardo

Durante o evento, a Cooperativa também anunciou a expansão para Rio Pardo. O município irá receber um Agrocenter da Languiru e, posteriormente, uma central de resíduos de grãos. “Nós tivemos a participação muito grande da municipalidade de Rio Pardo. Eles nos cederam o prédio e o nosso investimento é na reforma desta estrutura. A partir do momento que nós anunciamos este investimento aquela região já vem recebendo com a entrega do cereal milho”, conclui.

As informações são do Grupo Independente, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures