ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Controlar os custos da produção de leite: o que pode ser melhorado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/05/2021

3 MIN DE LEITURA

0
6

O quinto encontro do MilkPoint Experts: Feras da Gestão, que ocorreu na última sexta-feira (28/05) com oferecimento da Lactotropin, contou com uma verdadeira imersão na parte de gestão financeira. O quinto dia do evento contou com 1271 escritos, 44% de produtores e 31% de técnicos.

O dia teve início com a palestra do Júlio Meirelles, da Mana Consultoria em Gestão de Agronegócios. Júlio é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP e abordou as principais dúvidas sobre gestão de custos e rentabilidade.

O Engenheiro trouxe pontos importantes como gestão de fluxo de caixa, diferenças entre custos e investimentos e outros tópicos que geram dúvidas para o produtor na hora de gerenciar suas finanças. Para ele, “Diferenciar o que é custo de produção, o que é despesa e o que é investimento, é essencial na hora de entender qual ponto pode estar sendo prejudicial para a rentabilidade.”

Júlio ainda enfatizou durante o debate a importância de tratar a sua propriedade como uma empresa, separando custos e gastos, e tendo ciência de tudo que é movimentado, inclusive mensurar o valor do pró-labore. Para ele “O pró-labore não pode ser algo hipotético, tem que ser calculado e somado aos custos da propriedade”.

Ainda com foco em pontos que podem ajudar ou atrapalhar a gestão financeira de uma propriedade, o produtor de leite Jacques Gontijo Alvares, de Bom Despacho/MG, trouxe algumas medidas que devem ser analisadas para conseguir obter sucesso na atividade.

Jacques trouxe alguns pontos importantes para a gestão financeira da propriedade. Segundo ele, “O controle rigoroso e disciplinado das informações é importantíssimo, não podemos trabalhar com o achismo.” 

O produtor ainda ressaltou a importância do cuidado na hora de comparar índices: “A falta de padronização pode ser um problema”. Comparar índices iguais é um ponto que Jacques evidenciou pois os resultados servem como balizador para o produtor.

Falando em experiência, Reinaldo Figueiredo, Médico Veterinário da Fazenda Figueiredo, 15º colocado no Top100 2021, falou sobre a rentabilidade da pecuária leiteira em sua palestra.

Para Reinaldo, a tecnificação da produção é extremamente importante e essa, ocorreu de forma tardia no setor leiteiro, mas, assim que a tecnologia adentrou a produção de leite, colocou o setor em outro patamar. “Deixamos de produzir como nossos pais e avôs, a tecnologia trouxe competitividade ao leite”.

O médico veterinário evidencia que a resistência a novas tecnologias e novos manejos é muito presente no setor, mas que é necessário estar aberto para as inovações e benefícios que elas trazem.

E ainda no quinto dia de evento, a palestra do Everton Luiz Reis, Gerente Técnico da Agener União Saúde Animal, falou sobre a gestão da produção e reprodução, com foco no aumento da eficiência da fazenda leiteira.

Everton trouxe a importância de conhecer os porquês da produção do leite e tentar amenizar de todas as formas a queda na produção, uma vez que essa diminuição irá afetar na rentabilidade.

O Médico veterinário ainda enfatizou a utilização de um manejo para a melhora na produção, e ressaltou a importância da utilização do bST. “A ideia é que as vacas produzam durante toda a lactação, uma quantidade de leite alta assim como no pico. E além de quantidade, um leite de qualidade”. A somatotropina bovina afeta, direta ou indiretamente, lactação, crescimento e reprodução, por isso é importante ficar atento aos efeitos que pode trazer.

O debate trouxe informações importantes e essenciais do dia a dia na propriedade, respondendo muitas dúvidas e mostrando que é possível pôr em prática as informações e recomendações que foram passadas, trazendo ainda dados que apresentam melhorias de produção após início de utilização das práticas recomendadas. 

Nosso próximo encontro que acontecerá no dia 11/06, irá abordar temas relacionado à Mercado, competitividade e agregação de valor. Vale ressaltar que ainda dá tempo de se inscrever. Ainda teremos mais quatro encontros inéditos e como todo o conteúdo fica gravado e disponível por até 30 dias após o evento, você não perde nada do que já passou.

Entre no site, confira a programação e inscreva-se. Se junte aos melhores, seja você também um Fera da Gestão!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint