ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dairy Vision 2019: contribuindo com os negócios, inteligência artificial já tem resultados reais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2019

4 MIN DE LEITURA

0
2

A inteligência artificial (por vezes mencionada pela sigla em português IA ou pela sigla em inglês AI - artificial intelligence) é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software, além de também ser um campo de estudo acadêmico. Os principais pesquisadores e livros didáticos definem o campo como "o estudo e projeto de agentes inteligentes", onde um agente inteligente é um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso. 

Alguns pesquisadores definem a IA como “uma capacidade do sistema para interpretar corretamente dados externos, aprender a partir desses dados e utilizar essas aprendizagens para atingir objetivos e tarefas específicos através de adaptação flexível”.

De uma maneira bastante resumida, o principal objetivo dos sistemas de IA, é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes. É um conceito amplo, e que recebe tantas definições quanto damos significados diferentes à palavra inteligência.

Podemos pensar em algumas características básicas desses sistemas, como a capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão), aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma que no futuro agirá de maneira mais eficaz), reconhecer padrões (tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento) e inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano).

Segundo José Anibal Ferreira, Professor da Pós-graduação da ESPM, a IA pode ser aplicada em todas as indústrias e todos os processos de negócios. “Atualmente a área financeira, de serviços e consumer products são os mais usados, além dos processos de supply chain e experiências do consumidor”. Quando questionado pela Equipe MilkPoint sobre como ele vem enxergando a evolução da tecnologia na Brasil, ele disse que com o mundo globalizado, o delay entre países é muito pequeno, coisa de meses.

Profissional há 40 anos em tecnologia da informação, em empresas como IBM, Bradesco, Itaú, LloydsBank, Gerdau Serviços de Informática e sócio fundador da JA Informática, José é conselheiro de startups e investidores em negócios digitais. Além de ser Professor da Pós-graduação da ESPM, ele coordena os cursos de Pós-graduação Big Data e Inteligência de Marketing presencial e MBA de Big Data na Gestão de Marketing no ensino a distância. Também, é mestre em administração pela PUC-SP, com especialidades na USP, FGV, FIA e Northwestern US e doutorando em Harvard.

No Dairy Vision 2019, evento que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro em Campinas/SP, ele será um dos palestrantes e abordará o seguinte tema: “Como conquistar clientes ‘In’ através da inteligência artificial – resultados reais”.

E no setor de alimentação? Como a IA pode ser aplicada?

Para o professor, no setor alimentício a IA tem o principal desafio de conhecer os consumidores e ao mesmo tempo co-participar com os distribuidores. “Nesse caso, inclusive, a IA se torna uma ferramenta que contribui consideravelmente para os negócios”.

Ele citou como exemplo a chilena The Not Company, que foi criada há quatro anos pelo economista Matías Muchnick, pelo cientista da computação Karim Pichara e pelo especialista em biotecnologia Pablo Zamora. Os empreendedores desenvolveram um algoritmo próprio, dotado de inteligência artificial, capaz de combinar diversos produtos à base de plantas para gerar sabor, consistência e textura iguais aos produtos de origem animal.

A NotCo, como é mais conhecida, obteve um investimento de 30 milhões de dólares de nomes como Jeff Bezos no início de março deste ano. O criador do comércio eletrônico Amazon possui uma fortuna de 131 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes. Seu capital será usado para o desenvolvimento de produtos e para a expansão da startup chilena pela América Latina e pelos Estados Unidos.


Startup chilena ganha destaque no ramo de produtos plan-based

Basicamente, eles anunciam produzir uma maionese que não é maionese; um leite que não é leite; um sorvete que não é sorvete; um queijo que não é queijo; e um hambúrguer que não é hambúrguer. A marca já chegou no Brasil e alguns produtos já podem ser encontrados em algumas unidades do Pão de Açúcar.

Sobre os desafios para a implementação da IA, José Anibal comentou que o principal é não saber por onde começar e qual é o potencial da ferramenta. “Com relação à resistência das empresas e dos consumidores, não enxergo nenhuma, pelo contrário, a adoção é muito rápida principalmente para os consumidores conectados. A verdade é que não há mais escapatória: a IA já tem resultados reais no Brasil. Será que você não deveria começar a utilizá-la mesmo que em um primeiro projeto?”, finalizou.

Ficou curioso sobre o tema? Venha saber mais participando do Dairy Vision e e assistindo uma palestra do profissional ao vivo a e cores!

O setor lácteo passa por profundas transformações no Brasil e no mundo. Estas transformações têm diversas vertentes e carregam como consequência um cenário difuso, em que não se pode mais classificar o setor como algo uniforme: certamente haverá vários “setores” dentro do que se convencionou chamar de indústria de laticínios, com rentabilidades, perspectivas e crescimento muito distintos. A transformação passa por diversos pilares, podendo-se destacar: protagonismo crescente do consumidor, novas tecnologias e inovação aberta. O Dairy Vision é o evento mais exclusivo do setor no Brasil e um dos principais do mundo. A cada ano, cresce em número de participantes e empresas, sinal de que a proposta do evento é vencedora. Serão mais de 20 apresentações e debates com um único objetivo: dar uma oportunidade concreta para que os executivos tenham insights relevantes, daqueles que podem mudar o rumo de seus negócios. Faça a sua inscrição com desconto até o dia 30/09!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures