Cerca de 89% dos consumidores da Irlanda estão confiantes de que os produtores de leite podem fazer as mudanças necessárias para atingir as metas de ação climática, de acordo com uma nova pesquisa.
As conclusões do da pesquisa realizada com 1.500 adultos irlandeses, publicada nessa semana (04/09), também mostram que três quartos dos consumidores acreditam que a indústria leiteira deve ser apoiada para garantir que seja viável para as gerações futuras.
A pesquisa foi realizada em março pelo Fórum Europeu do Leite (EMF) como parte da campanha “Lácteos num Sistema Alimentar Europeu Saudável e Sustentável”.
A campanha de três anos financiada pela UE visa obter uma melhor compreensão das percepções do público sobre os desafios colocados pelas alterações climáticas ao setor de lácteos.Foram também realizados estudos de consumo na Irlanda do Norte, Bélgica, Dinamarca e França.
Produtores de leite
Até 75% dos entrevistados afirmaram estar suficientemente informados sobre o trabalho dos produtores de leite e o seu papel como produtores de alimentos como parte de um sistema alimentar sustentável.
Um número semelhante afirmou que o setor leiteiro é “criticamente importante” do ponto de vista econômico, social e cultural na Irlanda, enquanto 66% acreditam que os produtores de leite podem ajudar os consumidores a adotar uma abordagem mais sustentável.
48% dos consumidores estavam conscientes do desafio colocado pelo aumento dos custos dos insumos no que diz respeito aos esforços de sustentabilidade realizados pelos produtores.
44% estavam preocupados com o fato de os produtores de leite equilibrarem as exigências ambientais e permanecerem economicamente viáveis.
Mais de 70% dos entrevistados disseram que desperdiçam o mínimo de alimentos possível, e uma quantidade semelhante recicla alimentos e embalagens.
Zoe Kavanagh, porta-voz do Fórum Europeu do Leite na Irlanda e diretora-executiva do Conselho Nacional de Laticínios (NDC), disse que a pesquisa mostra o apoio contínuo dos consumidores aos 17.500 produtores de leite da Irlanda.
Embora tenham sido expressas preocupações sobre a necessidade de implementar inovações tecnológicas e alcançar resultados rápidos, as conclusões também demonstram que, em geral, os consumidores irlandeses confiam nos produtores de leite para fazerem uma diferença real e estão cientes do trabalho em curso até agora.
“Sabemos que os produtores irlandeses estão determinados a desempenhar o seu papel e a assumir a responsabilidade com iniciativas ambientais implementadas nas fazendas leiteiras em toda a Irlanda, aumentando ainda mais a sustentabilidade do nosso sistema de produção baseado em pastagens”, disse ela.
“Precisamos reconhecer o equilíbrio entre permanecer economicamente viáveis e garantir que as nossas fazendas leiteiras familiares sejam apoiadas para melhorar ainda mais o seu processo de produção de leite. É importante não perder de vista o fato de que a produção leiteira sustenta 60.000 empregos e contribui com 5 bilhões de euros (US$ 5,36 bilhões) para a economia irlandesa”, acrescentou Kavanagh.
Os produtores de leite podem sentir-se encorajados pela descoberta de que uma grande maioria dos consumidores acredita que os produtos lácteos são vitais para as comunidades rurais e para as economias regionais. Ano após ano, a pesquisa reflete cada vez mais isto, com os números aumentando de 69% em 2022 para agora 76% em 2023.
“Além disso, sabemos que os consumidores atribuem um valor significativo aos laticínios, com 54% acreditando que fazem parte de uma dieta saudável e mais de 90% incluindo leite, queijo e iogurte na sua dieta semanalmente”, disse ela.
As informações são do Agriland, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.