Antecipar, traçar, prever, construir, planejar. Todos esses verbos no mercado do leite são traduzidos em competitividade. Para ser competitivo em um mercado altamente dinâmico e com inúmeros concorrentes diretos e indiretos não basta estar entre os melhores, é preciso entender cenários para se diferenciar nas mais diversas conjunturas de mercado.
Os cenários do mercado do leite são construídos por alicerces que envolvem, por exemplo, aspectos econômicos (inflação, taxa de câmbio, renda etc) e o consumo de lácteos (poder de compra dos consumidores, comportamentos de consumo, reação de cada item da cesta láctea etc).
Sabendo que 2021 não foi um ano fácil para os laticínios e muitas empresas tiveram suas margens achatadas, o primeiro painel da 12ª edição do Fórum MilkPoint Mercado, no dia 05 de abril, construirá cenários para o leite em 2022 em busca de melhores resultados, rentabilidade e competitividade.
Veja abaixo quem estará conosco neste painel:
Ambiente econômico 2022 - Luís Otávio Leal, Banco Alfa
Economista Chefe no Banco Alfa. Bacharel e mestre em economia pela PUC/RJ, onde atuou como professor da instituição por seis anos. Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, foi economista chefe em instituições como Pictet e Banco ABC Brasil, além de ter sido chefe de pesquisa da Fecomércio/RJ.
Consumo: como terminou 2021 e como começou 2022 - Mikael Quialheiro, Nielsen
Gerente de Negócios da Nielsen e profissional de marketing com experiência em vendas, inteligência de mercado e estratégia, Mikael Quialheiro estará conosco para debatermos sobre o consumo de lácteos em 2021 e como começou este ano.
Para essa discussão, nosso ponto de partida será buscarmos entender a reação dos consumidores em relação a cada item da cesta de produtos lácteos e qual foi o desempenho de cada um durante os últimos meses.
Cenários para o mercado lácteo para 2022, Valter Galan. Sócio do MilkPoint Mercado
Valter é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, Mestre em Administração pela FEA/USP. Atuou por quase 20 anos em grandes empresas multinacionais como a Nestlé, DPAM, Pepsico e Grupo Tereos. Atualmente, é sócio do MilkPoint Mercado. Em sua palestra, Valter traçará os principais cenários para o mercado lácteo em 2022, considerando variáveis como a economia brasileira, produção de leite, mercado spot, desempenho dos derivados no atacado e no varejo, mercado internacional, rentabilidade dos produtores e comportamentos de consumo.
A moderação do painel será por conta de Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint.
Se você quer se antecipar aos cenários de mercado e obter melhores resultados, o Fórum MilkPoint Mercado é seu lugar! Acesse aqui para conferir em detalhes a programação e faça a sua inscrição.
*Fonte da foto da matéria: Freepik