No dia 06/04 o Conseleite/PR inicia uma rodada de seminários pelo Paraná para apresentar a metodologia adotada para o levantamento mensal que resulta na divulgação do valor de referência para o leite.
Os encontros estão sendo organizados conforme a demanda dos representantes do Conselho nos municípios. Até o momento já estão confirmados eventos em Francisco Beltrão (06/04), no Sudoeste; Missal (10/05), Marechal Cândido Rondon (10/05) e Toledo (11/05), no Oeste; e Umuarama (11/05), no Noroeste (confira datas e locais abaixo).
Em cada local, haverá a presença de representantes das agroindústrias, dos produtores rurais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolveu a metodologia de cálculos. Mensalmente, são coletados dados junto a diversas instituições públicas e privadas para chegar aos números que compõem o valor de referência para o leite. Nos seminários, serão detalhadas as etapas e como funciona o método, com oportunidade aos participantes de tirarem suas dúvidas.
O presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, Ronei Volpi, lembra que os eventos ocorrerão conforme demanda dos municípios. “Não se trata de um evento imposto. A rodada de seminários é por demanda do próprio setor produtivo”, destaca o dirigente. “O Conseleite, em seus quase 20 anos de história, sempre teve a transparência com sua marca. É natural que ao longo do tempo seja necessário reforçar questões de metodologia e funcionamento da entidade”, complementa.
O Conseleite
O Conseleite-Paraná foi criado em 29 de outubro de 2002 e é classificado, desde sua ata de fundação, como associação civil, com estatuto e regulamentos próprios. Compõem a instituição representantes de produtores rurais de leite (FAEP) e de indústrias (Sindileite-PR) de laticínios que processam a matéria-prima (leite). Fazem parte do conselho o mesmo número de representantes de ambos os lados, fazendo dele uma organização paritária.
O objetivo do Conseleite-PR é estabelecer relações justas entre produtores rurais e indústrias, reduzindo conflitos que se estabeleceram entre as partes com a desregulamentação do setor na década de 1990.
As alternativas encontradas em debates transparentes e democráticos têm contribuído de forma significativa para favorecer o desenvolvimento sustentável tanto na produção de leite como de seus derivados, além de promover melhorias contínuas de qualidade na cadeia produtiva como um todo.
Confira os locais e datas já definidas:
Data: 06/04
Horário: 9h às 12h
Município: Francisco Beltrão
Local: Auditório Cresol Baser. Endereço: Av. Júlio Assis Cavalheiro, 101, Bairro Industrial
Data: 10/05
Horário: 9h às 12h
Município: Missal
Local: Centro Comunitário de Esquina Gaúcha. Rodovia PR-495, zona rural
Data: 10/05
Horário: 14h às 17h
Município: Marechal Cândido Rondon
Sindicato Rural do município. Rua Dom João VI, 915 CP 66
Data: 11/05
Horário: 9h às 12h
Município: Toledo
Local: Sindicato Rural do município. Av. Ministro Cirne Lima, 3804, bairro Tocantins CP 262
Data: 11/05
Horário: 14h às 17h
Município: Umuarama
Local: Sindicato Rural do município. Av. Brasil, 3547
As informações são do Sistema FAEP, adaptadas pela equipe MilkPoint.