Os preços divulgados pelo Conseleite são baseados na comercialização dos produtos, sendo que a projeção para este mês, segundo fontes ligadas ao Conseleite, pode variar, uma vez que o período analisado foi curto, do dia primeiro até o dia 9 de dezembro.
Através dos dados apresentados na tabela 1, percebe-se uma pequena queda (1,38%) nos valores projetados para dezembro quando comparados aos valores finais de novembro, o que, segundo esta fonte, deve ser considerada uma estabilidade e não uma queda.
Tabela 1. Valores projetados de referência da matéria-prima (leite) para dezembro de 2005 e preço do leite em novembro de 20051

Em relação aos preços projetados e aos preços finais de novembro, houve também uma pequena queda, em relação ao que se esperava (tabela 2). Este fato, segundo uma fonte do Conseleite, foi a confirmação da estabilidade nos preços.
Segundo esta mesma fonte, a aftosa já fez o estrago que podia. Agora, mesmo com a confirmação da aftosa no Paraná, não se espera que uma queda brusca volte a ocorrer.
Tabela 2. Valores finais de referência1 da matéria-prima (leite) novembro 2005

Através do gráfico abaixo, é possível comparar os preços de projeção do Conseleite e o preço praticado (pago ao produtor) pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), nos meses de janeiro a dezembro de 2005.

Elaboração: Departamento Técnico Econômico - FAEP
Fonte: Equipe MilkPoint