Conseleite aponta aumento de 1,4% nos preços deste mês

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os dados divulgados pelo Conseleite - Paraná apontam aumento de 1,4% nos valores projetados para novembro quando comparados aos valores finais de outubro (tabela 1). O leite padrão para novembro está cotado a R$ 0,408/litro, comparado a R$ 0,402/litro em outubro. Embora pequeno e quase imperceptível aos produtores, este aumento pode ser um indício de que finalmente o fundo do poço já foi alcançado. Febre aftosa, greve dos fiscais federais e barreiras sanitárias foram alguns dos problemas enfrentados no mês de outubro pelo setor leiteiro paranaense.

Segundo fontes ligadas ao Conseleite, a partir deste mês espera-se que haja estabilidade nos preços paranaenses.

Tabela 1: Valores projetados de referência da matéria-prima (leite) para novembro de 2005 e preço do leite em outubro de 20051

Figura 1

1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

A matéria-prima (leite) é remunerada conforme os preços de produtos que são vendidos pelas indústrias no atacado. Em relação aos preços projetados e aos preços finais de outubro, houve um aumento em relação ao que se esperava (tabela 2), o que pode ter ocorrido devido ao aumento de preços de alguns produtos no atacado.

Tabela 2: Valores finais de referência1 da matéria-prima (leite) outubro 2005

Figura 2

1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

O gráfico 3 apresenta a projeção dos preços pagos aos produtores paranaenses durante os períodos de dezembro de 2002 a novembro 2005.

Preços pagos aos produtores no Paraná - dezembro 2002 à novembro 2005.

Figura 3

* Projeção para o mês de novembro
Fonte: Conseleite
Elaboração: Faep

Fonte:Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?