Como cortar cada tipo de queijo corretamente?

As diferenças entre alguns tipos e outros significam que eles não devem ser cortados da mesma forma.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 2

queijo é presença regular nas nossas mesas desde tempos imemoriais. São todos os tipos , tamanhos e sabores, que podem satisfazer os mais diversos paladares. Mas para isso é preciso saber cortar cada tipo de queijo .

Porque é muito comum não usar as ferramentas certas ou fazer cortes que depois não permitirão uma boa degustação e até farão com que o queijo resseque. Então, aqui estão as principais regras para fazer um bom trabalho.

Como cortar corretamente

Como é evidente, o primeiro aspecto a ter em consideração na hora do corte é o tipo de queijo , bem como a sua dureza e consistência.

Para fazer os cortes há duas opções: ter os utensílios usados pelos queijeiros (um presente perfeito para os amantes de queijo) ou usar as facas que já estão disponíveis regularmente (o que vai exigir um pequeno truque).

Cremoso

É o caso dos queijos que se caracterizam por serem macios e cremosos, como o Camembert ou o Brie. Devem ser cortados como se fossem um bolo, em porções triangulares, e normalmente surge o mesmo problema: a faca fica presa.

Por isso, é preferível passar primeiro a folha com um pouco de óleo ou molhar com água quente e secar antes de cortar. Desta forma, porções iguais podem ser feitas do centro da peça até as bordas.

Cilíndrico

Outros queijos muito comuns hoje em dia e nem sempre de corte fácil são os que se apresentam em formato cilíndrico, como os rolos de cabra. Nesse caso, é melhor fazer cortes horizontais e não muito finos. 

Para isso, um fio de filamento de arame pode ser usado. Se você não tiver, o truque para evitar que a faca grude na superfície cremosa do queijo de cabra é umedecer a lâmina a cada corte.

Azul

Sem dúvida, é uma variedade que se apaixona ou é injuriada , mas que nunca passa despercebida, pois bem, na altura do seu corte é também um daqueles que podem gerar uma maior dificuldade, visto que o seu interior mofado não é compacto e tende a “esfarelar-se” muitas vezes.

Continua depois da publicidade

As variedades mais conhecidas são o Cabrales ou o Roquefort  — existem muitas mais — e como são gordurosas e semiduras, deve-se prestar muita atenção para as cortar bem. É melhor ter filamento de arame, pois os cortes mais limpos são obtidos, mas também pode ser feito com uma faca afiada. 

Nesse caso, tem que cortar frio, ou seja, ao tirar da geladeira — depois que amolecem e a tarefa fica complicada. É servido tanto em cubos como em pequenas rodelas e costumam ser consumidos espalhados.

Queijos duros

Um dos mais apreciados nesta categoria são os Manchego e caracterizam-se por serem queijos maduros e consistentes. As que são grandes devem ser cortadas ao meio e depois feitas cunhas para fazer as fatias do tamanho desejado.

Continua depois da publicidade

Para isso, a área a ser cortada é marcada com uma faca e o filamento é usado . Caso não tenha, terá que pegar a faca propriamente dita, embora neste caso seja melhor ter uma que tenha duas alças , pois às vezes o corte pode custar caro.

Queijos muito duros

Os tipos extra-duros podem incluir Parmesão ou Sbrinz e é precisamente essa consistência que torna muito difícil cortá-los e menos em fatias homogêneas. Por isso o mais comum é cortá-lo em pedaços, caso contrário eles se rasgarão.

O melhor utensílio para o conseguir são pequenas espátulas para os cortar, embora nem sempre estejam disponíveis na cozinha. Portanto, para substituí-los, pode-se utilizar uma faca não muito longa e robusta, capaz de fazer aqueles pedacinhos que se juntam à salada ou aos diversos pratos onde esses queijos se casam perfeitamente.

Duas notas para servir os queijos

A apresentação dos queijos deve ser feita de uma forma atrativa que convida a comê-los. E isso deve ser feito com eles em temperatura ambiente (cerca de 18°C).

Além disso, se vão colocar vários sobre a mesa e for preciso fazer cortes, é conveniente que haja uma faca para cada um e, portanto, não misture sabores.

As informações são do Crônica Directo traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

maristela nicolellis
MARISTELA NICOLELLIS

ITAPETININGA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/01/2021

Aprecio muito as matérias sobre queijos que vocês escrevem. Sugiro que falem sobre os queijos brasileiros ao invés de sempre se referirem aos queijos importados. O Brasil vem crescendo em matéria de produção de queijos artesanais e super originais. Só no Estado de São Paulo, há dezenas de produtores paulistas que juntos, produzem mais de 100 tipos de queijos excepcionais. O Estado de São Paulo tem de conhecer aquilo que produz!
Qual a sua dúvida hoje?