A pandemia da Covid-19 não se restringiu às questões de saúde pública, ela foi além, afetando os comportamentos de consumo e moldando novas tendências. Em um cenário cada vez mais dinâmico e de constantes mudanças as empresas precisem estar atentas para adotar e posicionar inovações estratégicas.
A Kantar, líder global em dados, insights e consultoria apontou 6 soluções inovadoras para as marcas se manterem competitivas apesar do atual cenário de desafios, sendo eles:
Redefinição e aprofundamento da estratégia da marca
A logomarca das empresas deixou de ser apenas algo simbólico. É necessário investir em ações concretas com propósitos que vão de encontro com os posicionamentos dos consumidores. Segundo a Kantar, 49% do público concorda que agir com responsabilidade é o fator predominante na reputação da marca.
Antecipação dos comportamentos de consumo
Se antecipar as futuras necessidades dos consumidores será fundamental. De acordo com a Kantar, o maior planejamento das despesas diminuirá as compras por impulso. É importante que as empresas se esforcem para compreender quais são as jornadas de compra em cada categoria e como otimizar cada uma das etapas.
Necessidade de manter a marca atual
Além do entendimento dos novos hábitos, utilizar da criatividade para gerar desejos de consumo por meio da comunicação e publicidade será trivial para a manutenção da marca atual.
Um novo olhar para o Costumer Experience
O primeiro passo é a priorização de métricas que são relevantes para o negócio.Torna-se, também, indispensável a parceria com o RH para o empoderamento dos colaboradores.
Em termos práticos, o intuito é a preparação da empresa para a client centricity e proporciona as equipes condições para a resolução de problemas e bonificar ou beneficiar clientes satisfeitos e insatisfeitos.
Medir e comparar eficiência de projetos
O Analytics e a comparação inteligente de dados continuarão sendo os melhores aliados para controlar a eficiência de projetos e criar oportunidades interna e externamente.
Agilidade e inovação
De posso de todos os dados e métricas, o segredo é ter agilidade para tomar decisões assertivas e inovadoras tanto a curto quanto á médio prazo.