O ano de 2018 começa e com ele a AgriPoint já traz um presente para todos os seus leitores: o lançamento do novo website do MilkPoint.
Com novo layout e estrutura diferenciada, a proposta foi integrar em apenas um lugar todos os conteúdos e segmentos que envolvem o setor lácteo. Dessa forma, a partir de agora, dois passam a ser um: MilkPoint e MilkPoint Indústria se unem em um único endereço. O portal foi pensado e desenvolvido para se tornar um canal mais sofisticado, moderno e interativo, acompanhando as ágeis e constantes mudanças da era digital.
"Quando idealizei o MilkPoint, lá em 1999, o foco era criar um espaço de discussão da cadeia do leite, tendo como pilares a validação do conteúdo, uma equipe de colunistas de destaque e, não menos importante, a participação do próprio setor, sem a qual seria mais um serviço de informações, por melhor que fosse. Já naquela época, nos parecia claro que o público tinha muito a contribuir com comentários e sugestões em todas as notícias e artigos. Isso só se amplificou com o tempo, a ponto de termos hoje as redes sociais, cujo conteúdo é provido pelo público. A validação e a filtragem do conteúdo também foram premissas muito acertadas. Com a quantidade de informações disponíveis, se tornou importante entender o que é relevante e o que não é, papel este que procuramos desempenhar ao ter um portal especializado como o MilkPoint", disse Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint.
Para ele, nesta nova versão, o objetivo foi dar mais fluidez ao conteúdo, tendo um foco muito grande no acesso via mobile, que hoje representa mais da metade dos acessos. "Nossa equipe de design, de desenvolvimento e de conteúdo fez um ótimo trabalho para que o MilkPoint continue sendo cada vez mais relevante para o setor, permitindo que produtores, empresas e técnicos encontrem nele o espaço que precisam para entender o setor e melhorar seus negócios".
Segundo a Equipe de Tecnologia da Informação da AgriPoint, composta por Eduardo Pelissari, Daniel Brilho e Vitor Soares Pereira, o que está sendo apresentado não é apenas o redesenho do MilkPoint, mas o desbravamento de novas versões, como a mobile. “O maior desafio foi criar uma nova estrutura do modelo de dados que estava sendo utilizado por mais de uma década, tornando-o otimizado e sólido. Outro desafio foi o desenvolvimento mobile, algo que até então, não existia em nenhuma outra versão dos portais. Agora, o site conta com um melhor sistema de busca e indexação nos mecanismos na internet e um layout muito mais agradável. É um novo MilkPoint ‘fabricado’ totalmente do zero com aquilo que existe de mais moderno na área da tecnologia”.
Para aperfeiçoar a experiência do usuário, o conteúdo foi reorganizado em grandes blocos como destaques principais, giro lácteo, canal empresarial, colunas, destaques da indústria, comunidade, entre outros.
Segundo Mariana Paganoti, Coordenadora de Publicidade do MilkPoint, com o novo site, o conteúdo das empresas parceiras estará melhor inserido dentro do portal. “As empresas têm conteúdo de alta qualidade para oferecer e disponibilizaremos esses materiais da melhor forma. A nova versão facilitará a integração do usuário já que está mais moderna - o que também tornará a leitura mais prazerosa”.
Com mais de 600 mil visualizações mensais, o MilkPoint é referência à todos os profissionais que atuam na cadeia leiteira. O conteúdo de qualidade e a possibilidade de interação entre leitores e colunistas são algumas das suas características.
“Queremos proporcionar uma experiência que vá além do nosso diversificado portfólio de conteúdos. A ideia é que o MilkPoint sirva como um alicerce para todos que de alguma forma enxergam o leite como negócio e também, como um nobre alimento. Agradecemos a todos os nossos colunistas que nos fomentam com artigos brilhantes e todo o público que nos brinda com a ânsia do constante aprendizado e o compartilhamento de experiências e opiniões”, acrescentou Raquel Maria Cury Rodrigues, Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.
Mas essa história começou muito antes ...
O portal MilkPoint nasceu no dia 06 de abril de 2000, sendo o primeiro serviço da recém-criada AgriPoint, empresa que tinha como sócios Marcelo Pereira de Carvalho, responsável pelo leite, e Celso Boin, que fora orientador de mestrado de Marcelo e grande especialista na cadeia da carne, sendo o coordenador do BeefPoint, na época de seu lançamento. Eram outros tempos. O Google não havia completado dois anos, a banda larga não existia e a conexão era discada - um grande entrave, visto que a internet era pouco disseminada e os casos de sucesso e modelos de negócio eram escassos.
Aos poucos e com muito suor, o negócio foi se desenvolvendo, fortalecendo sua base de usuários, ganhando corpo, forma, angariando parceiros, leitores, formadores de opinião e clientes - razões do sucesso do MilkPoint e motivo de sua existência.
Hoje, com mais de 226 mil cadastros e 67 mil comentários já publicados, o MilkPoint se orgulha da sua história e continua a construindo – além do portal – por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Whatsapp. Agradecemos a todos que nos acompanham e que depositam no nosso trabalho, a sua confiança!
Confira as imagens do túnel do tempo:
Portal em 2000
Portal em 2004
Portal em 2017
Vale lembrar que os outros sites da rede AgriPoint – MilkPoint Portugal e CaféPoint – também estão de cara nova. Confira!
Se delicie com o novo layout e aguarde outras novidades em breve!
A Equipe AgriPoint deseja a todos uma boa leitura!