Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Com apoio do Estado, produtores discutem formas de melhorar qualidade do queijo artesanal

Com apoio do Estado, produtores discutem formas de melhorar qualidade do queijo artesanal

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 10/11/2022 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As formas de se buscar a excelência de qualidade do queijo paranaense, desde a produção do leite até o consumidor final, particularmente na região Sudoeste do Estado, foram discutidas nesta quarta-feira (9), em Pato Branco, durante o Inova Queijo. O evento reuniu aproximadamente 350 produtores de leite e queijeiros da agricultura familiar e contou com apoio do Governo do Estado.

“O nosso queijo está sendo mostrado e premiado em concursos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Isso mostra que a gente já evoluiu bastante, mas dá para inovar muito ainda”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Segundo ele, o maior esforço é para colocar o leite paranaense e os subprodutos da cadeia no mercado mundial. “Não é fácil brigar com países como a Nova Zelândia, mas tem espaço”, assegurou. “Precisamos de um esforço continuado de produzir com qualidade e de ter boas práticas, desde a origem até a entrega ao consumidor final”.

Ortigara reforçou que a palavra do momento é sustentabilidade. “É preciso trabalhar seriamente, todos unidos, para auxiliar na evolução dos agricultores”, disse. “Temos de fazer as coisas bem-feitas para obter resultado para nós mesmos, pois se não tomarmos cuidado o mundo não aceita nossos produtos”.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, citou uma plataforma criada pela iniciativa privada na região Sudoeste, a Arte do Campo, pela qual é possível comprar o produto de algumas queijarias familiares da região com entrega pelos Correios. “Isso é um avanço”, exaltou. “O trabalho que é feito aqui no Sudoeste é referência e, se já praticamos a melhor agricultura do País, podemos ampliar”.

Também presente ao evento, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, salientou a preocupação que o órgão tem com a sanidade animal. Estado já livre da febre aftosa sem vacinação, o Paraná segue agora rumo à certificação em relação à brucelose e tuberculose. “Inovar é fazer as coisas de forma correta e buscar mercado, é isso que estamos fazendo”, disse.

Na região de Pato Branco há aproximadamente 100 queijarias artesanais. Dessas, 18 fazem parte da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud), criada há três anos.

“Hoje é um dia que nos enche de orgulho por saber que estamos fazendo parte de uma bonita história do Sudoeste”, disse o presidente da entidade, Claudemir Ross. “Temos característica de agricultura familiar e buscamos fazer com que nossos filhos fiquem no campo. Com o que está sendo construído podemos sonhar com a sucessão familiar”.

REVITIS – Além de comemorar o sucesso conseguido pelo queijo, o município de Pato Branco obteve a liberação de R$ 300 mil, em convênio com o Governo do Estado, assinado pelo secretário Norberto Ortigara, do Programa de Revitalização da Viticultura (Revitis). Os recursos serão utilizados na compra de equipamentos e de mudas a serem distribuídas a produtores. O objetivo é ter 20 hectares cobertos com videiras.

“O Estado está incentivando, em parceria com os municípios, os produtores que quiserem investir na produção de uvas, vinhos, sucos, geleias e doces, de forma assistida, pois, bem trabalhado, permite uma renda melhorada”, disse Ortigara.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, elogiou a preocupação que o Governo do Estado tem mostrado com o pequeno produtor, oferecendo novas oportunidades de crescimento. “Chegou o momento de nós mudarmos, o momento de transformarmos esta região, chegou o momento de dizer que tudo é possível”, afirmou.

O Inova Queijo teve a presença dos chefes dos núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento de Pato Branco, Leunira Viganó Tesser; de Francisco Beltrão, Denise Chiapetti Adamchuk; de Dois Vizinhos, Alexandre Bianchini; e de Laranjeiras do Sul, Valter Rodacki; da chefe regional do IDR-Paraná, Rosane Bragatto; e do chefe regional da Adapar, Pedro Castro Tondo; além de servidores estaduais, de vários prefeitos da região e de representantes de entidades apoiadoras.

As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0
Vansil Saúde Animal!

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

15/05/2026

Jônadan Ma: "quero produzir e vender - não tirar leite, nem entregar"

14/05/2026

Setor leiteiro lança ferramenta para enfrentar volatilidade de preços

18/05/2026

Saiu a convocação. E dessa vez, não é da Seleção - é do leite brasileiro

15/05/2026

Novo laboratório de R$ 30 milhões transforma cidade de SC em referência nacional do leite

19/05/2026

Grupo Piracanjuba acelera expansão no Nordeste com aquisição do Laticínio Sertão, em Alagoas

15/05/2026

Recorde em sêmen e embriões impulsiona exportação e internacionalização do Girolando

BI
Dia 0 do protocolo de IATF!

Destaques de hoje

Grupo Piracanjuba acelera expansão no Nordeste com aquisição do Laticínio Sertão, em Alagoas
Giro de Notícias

Grupo Piracanjuba acelera expansão no Nordeste com aquisição do Laticínio Sertão, em Alagoas

Mercado de leite spot registra recuo menos intenso na segunda quinzena de maio
Panorama de Mercado

Mercado de leite spot registra recuo menos intenso na segunda quinzena de maio

GDT 404º apresenta estabilidade e sugere mercado internacional mais equilibrado
Panorama de Mercado

GDT 404º apresenta estabilidade e sugere mercado internacional mais equilibrado

Captação de leite bate recorde no 1º trimestre, mas avanço desacelera, aponta prévia do IBGE
Panorama de Mercado

Captação de leite bate recorde no 1º trimestre, mas avanço desacelera, aponta prévia do IBGE

Mastite por estafilococos no período seco: persistência e impacto na produção dependem da espécie
Marcos Veiga dos Santos

Mastite por estafilococos no período seco: persistência e impacto na produção dependem da espécie

Jônadan Ma: "quero produzir e vender - não tirar leite, nem entregar"
Giro de Notícias

Jônadan Ma: "quero produzir e vender - não tirar leite, nem entregar"

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?